Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido lança Tema 2010 neste sábado

14/11/2009, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

O seminário “Garantido rumo ao tri-campeonato” que começa neste sábado a partir das 8:00h no auditório do hotel Amazon River dá a partida ao Boi da Baixa rumo a conquista do Festival Folclórico de próximo ano. Esse é o pensamento do presidente Telo Pinto, que abre o seminário, anuncia os novos membros da Comissão de Artes e ainda lança o tem do bumbá de 2010.



Em 2009 o Garantido defendeu o tema “Emoção” que norteou as apresentações na arena do bumbódromo, sobre coordenação de Telo Pinto. Nas três noites o Garantido apresentou “Emoção Pela Fé”, “Emoção Pela Esperança” e “Emoção Pela Resistência”. O coordenador de Comissão de Artes Fred Góes disse que o Garantido fará nova surpresa no festival e na arena. A oficinas ficaram divididas assim; oficina de alegoria e cenotêcnica; oficina de preparação do almoxarifado; oficina de coreografia e teatralização; oficina dos itens coletivos; oficina aos itens individuais e figurinos; oficina do bloco musical e as oficinas de eventos, marketing e mídia.

Na oficina de alegoria o ponto central envolve o translado dos módulos alegóricos do boi, devido à dificuldade de sair do Galpão até o Bumbódromo. Atualmente explicou Telo é percorrido mais de 2.200 metros, que fica mais longo e doloroso, devido o sol e chuva e ainda sai um valor caro para o boi em torno de 100 mil reais. 
 
Na oficina destinada ao trabalhador de almoxarifado, o dirigente explicou que num rápido levantamento constatou-se o desperdício de 30% de todo o material. Telo reconheceu que a oficina de coreografia e teatralização é um anseio da nação vermelha e branca, que nos últimos festivais deixa a desejar neste item.

A oficina dos itens coletivos envolve os tuxauas, tribos, vaqueirada, capacete e galera. Para o dirigente, o torcedor do Garantido na arquibancada do bumbodrómo, precisa ser tratado com mais respeito. Na avaliação dele a diretoria do boi deve olhar melhor a galera, disponibilizando orçamento próprio a cobrir a confecção dos adereços. “A galera vermelha vem ganhando realmente no braço. Não há preocupação da gestão do boi com esse item galera. O torcedor vai de qualquer jeito, se supera e nós queremos mudar esse tratamento na nossa gestão. Acabar com esse improviso, deve haver um planejamento”.

Na oficina que discutirá o bloco musical, o ponto mais forte do Boi de Lindolfo, terá compositores, interpretes e os itens Israel Paulain apresentador e o amo Tony Medeiros. Outra situação da musicalidade do Garantido destaca Telo é a falta de valorização da Batucada.

Nossos batuqueiros são as veias e o coração do Bumbá. Lá é onde passar a maior adrenalina que incentiva a galera. Os batuqueiros precisam de uma atenção diferenciada. A batucada precisa ser mais humanizada com um trabalho social”.  Na oficina de itens individuais e figurinos sairá a discussão de indumentária, incluindo a roupagem e adereços das tribos, vaqueirada, bailadado corrido e os lamparineiros.

Segundo Telo a oficina de eventos, marketing e mídia são necessários pelo novo momento que o Festival voltou a ter na transmissão Nacional, através de Rede Bandeirantes.  
 
Texto: Hudson Lima
Foto: Ataíde Tenório