‘Será o maior festival de todos os tempos!’
23/12/2009, Jornal A Crítica
Mazé Mourão
Da equipe de A CRÍTICA
Carmona Gonçalves de Oliveira Filho, 50 anos, conta que quando era diretor administrativo na presidência do Ray Viana, viu o Canto da Mata nascer, o David Assayag cantar com o Touro Negro e com o Canto da Mata, além disso, testemunhou o levantador migrar para o Garantido. Porém, faz a ressalva: “O David sempre foi e sempre será Caprichoso”.
Para justificar o sucesso da sua administração, com saldo bancário, todos os itens e artistas recebendo em dia, Carmona, presidente do bumbá Caprichoso, dá a receita de sucesso: “Um presidente de boi deve ter uma visão administrativa empresarial pela dimensão da festa.” Sobre Márcia Baranda, sua sucessora: “A Márcia é uma mulher bem sucedida, que se criou e tem raízes no azul e branco. Saberá, certamente, administrar o boi. É a minha candidata”.
O que você espera do David Assayag?
Percebe-se que o David está muito bem no Caprichoso. Temos o entendimento que ele tem muito a colaborar no segmento musical do boi, pois este item ficava a desejar e, agora, achamos a pessoa certa. Não tenho nenhuma dúvida que foi a escolha acertada.
Qual o tema do Caprichoso?
Já temos o tema, mas só vamos lançar quando saírem as toadas em janeiro.
O David vai preparar o CD de toadas?
Ele faz parte de todo o processo, até porque o David é quem vai colocar a voz e cantar na arena.
O Chico da Silva disse que, quando o David colocasse a voz nas toadas do jeito dele, haveria uma surpresa. Você acredita nessa possibilidade?
Não somente o Chico, mas todos nós acreditamos que a voz dele vai fazer a diferença, sim, nas toadas.
É verdade que a mulher do David, a Brunella, foi contra ele ir para o Caprichoso?
Honestamente, não tenho contato com a esposa do David, não sei qual o seu sentimento em relação a isso, mas falaram que ela foi uma das pessoas que deu o maior apoio para mudar de boi, sem contar que ela é Caprichoso.
Em 2010 haverá alguma mudança de item?
A diretoria do Caprichoso, da qual faço parte como presidente, sabe o que é bom para o boi e temos o entendimento que são os mesmos itens de 2009 que irão para o Bumbódromo em 2010.
Inclusive o pajé Waldir Santana?
Sim, continua, ele já está bem e certamente será o nosso pajé em 2010.
Sabemos que a Márcia Baranda é candidata em potencial para presidência do boi Caprichoso no próximo mandato. Você confirma essa possibilidade?
Hoje estamos voltados para preparar o boi para a arena, mas a Márcia é uma pessoa de raiz do Caprichoso, quer o bem do festival, é uma decisão pessoal dela ser candidata ou não...
Ela é candidata?
Na hora certa, ela decidirá se é candidata, porém, se for, terá o meu apoio, o meu voto. Terão outros candidatos que são muito bons, mas com certeza estarei com a Márcia Baranda nessa eleição.
Existem alguns rumores de que Arlindo Jr voltaria para o boi. Qual a sua opinião sobre o retorno do Pop da Floresta?
Nós temos que agradecer o que o Arlindo já fez pelo boi Caprichoso, mas nesse momento estamos com os itens instalados e vamos continuar com os que lá estão.
Você pode adiantar alguma novidade para o Festival de 2010?
Todo mundo sabe que o Caprichoso sempre procura colocar na arena algo que faça a diferença e estamos correndo atrás. Pode ter a certeza que teremos novidades! Os detalhes é que fazem a diferença na festa.
Uma mensagem para a nação azul e branca para 2010.
Toda a diretoria do boi Caprichoso tem se esforçado para fazer grandes apresentações na arena e não decepcionar a nossa galera. A vinda do David faz parte desse esforço. O Caprichoso, mais que nunca, não vem para disputar, vem para ganhar, e o ponto inicial da vitória é a vida do David Assayag para o bumbá azul.
* Confira a entrevista exclusiva na página BV1 da edição impressa do jornal A CRÍTICA.