O Boi-Bumbá Caprichoso não venceu o Festival Folclórico de Parintins na opinião dos jurados. Mas, foi o grande vencedor do ano de 2009. As conquistas estiveram nas belas apresentações nas três noites do Festival, no pagamento em dia dos artistas, no resgate da tradição do azul e branco, na unidade do boi da Estrela e na contratação de pessoas que possam engrandecer ainda mais as apresentações da agremiação.
A avaliação é do presidente Carmona Oliveira que em 2010 encerrará seu mandato. "
Nós não temos dúvida que em 2009, apesar de não termos conquistado o título numa avaliação geral, a gente tem a certeza do dever cumprido. De que procuramos fazer de tudo para o Caprichoso ser campeão", disse ele.
A administração de Carmona é marcada pela ousadia. Sua gestão é avaliada pelos sócios como a responsável pelo resgate da credibilidade da Associação Folclórica. Ao falar sobre o assunto, o administrador prefere dividir as responsabilidades. "
Eu não posso avaliar que isso ai fui eu que fiz. A gente colocou na campanha que 'o Caprichoso é de todos nós'. Todos os setores sempre buscaram o melhor. E no nosso entendimento fizemos de tudo para colocar o Caprichoso no mais alto patamar e não será diferente em 2010", afirma.
Desde quando assumiu a presidência, Carmona trouxe pro lado do Palmares os artistas; Emerson Brasil, Teco Mendes, Jair Mendes, Jonedson Ramos e Ricardo Pegueite. Para o próximo Festival, o levantador de Toadas David Assayag, considerada a aquisição mais importante o 45º Festival Folclórico de Parintins, estará defendendo o bumbá, onde iniciou sua carreira.
Com a chegada de David, somada à forma de trabalho implantada no boi da estrela, Carmona acredita que 2010 será o ano do Caprichoso. Ele agradece as pessoas que estiveram empenhadas em fazer o Touro Negro da América o melhor em todos os setores. "
Quero fazer um agradecimento ostensivo a toda diretoria do boi. A todos que se propuseram a ajudar o Caprichoso no ano de 2009, que a gente considera que foi um ano muito bom. Estamos trabalhando para 2010, o Caprichoso vem com tudo, vem para a arena mostrar três grandes noites de apresentações e para ganhar o festival na arena", destaca Carmona.
De acordo com o administrador azul, o bumbá pisa neste primeiro dia de 2010 com suas toadas e tema definidos. E devem ser anunciados ainda este mês.
É pensamento da diretoria iniciar ainda na primeira quinzena de janeiro o CD oficial para que esteja nas lojas até o mês de fevereiro com as vinte toadas norteadoras das apresentações deste ano. Os trabalhos nos galpões e no curral iniciam em março.
"2010 será um ano azul", profetiza Carmona.