Começou sábado, 23, a construção do Complexo Esportivo e Lazer do Garantido, que promete mudar o cenário e o tratamento com artistas, sócios, alunos do centro Paulinho Faria e simpatizante do Boi de Lindolfo. O local funcionará no antigo campo da Cibrazem.
O presidente Telo Pinto desembarcou pela manhã em Parintins, depois de 10 dias em Manaus e a tarde estava com mais de 20 homens agilizando o novo investimento, iniciando pela terraplanagem do terreno.
A área de quase seis mil metros, a principio, terá um novo campo de futebol, com alambrado e arquibancada. O projeto inclui ainda uma quadra de areia. O campo e quadra serão iluminados.
“
Era mais um compromisso de campanha. Nossa diretoria quer humanizar e dá mais lazer aos artistas. Eles ficam mais de 90 dias trancados nos galpões. Tem ainda os sócios e seus filhos e os alunos da nossa universidade, que poderão usufruir desse investimento”, disse Telo.
O complexo receberá o nome do ex-presidente Raul Góes Filho, falecido em 2003. “
Nossa diretoria reconhece os sócios e torcedores que contribuem direta e indiretamente para o festival. O Raul foi uma pessoa que partiu prematuramente e merece todo nosso respeito. Assim como tem muitas pessoas humildes dando ainda hoje sangue, suor e paixão por esse boi” comentou.
O complexo esportivo deve ficar pronto até o final do mês de março, prevê o diretor financeiro Israel Paulain. A terraplanagem da área vai durar seis dias, em seguida começa a implantação do gramado. Israel explicou que o custo da obra é resultado das viagens do presidente Telo Pinto a Manaus e a Brasília.
“
Não temos recursos porque ainda estamos numa situação difícil, mas temos parceiros como o governo do estado, prefeitura, algumas empresas privadas e o MAG de Manaus. Iremos fazer a obra por etapas”, disse Paulain.
Os sons e movimentos das retro-escavadeiras, pá-mecânicas e caçambas, chamaram atenção de muitas pessoas, principalmente simpatizante do Garantido, que passavam pela estrada Odovaldo Novo.
“
Sempre sou taxado de sócio brigão nas assembleias porque cobro. E isso é uma alegria pra gente, isso aqui vai servir a toda a comunidade. É uma surpresa e emoção grande. Hoje meu pai (Wilson Cursino) faz 14 anos de falecido, ele era torcedor fanático do Garantido, tenho certeza que também ficaria feliz em ver essa atual diretoria fazendo o diferencial”, comemorou o sócio e torcedor do Garantido Genilson Cursino. Ele não se conteve e mesmo no meio da rua ligou para muitos parentes e relatou a novidade.
Campo ecologicamente corretoO complexo Esportivo do Garantido trará mais uma inovação, assim como fazem os artistas dentro da arena do bumbódromo, na área do campo será reaproveitada o isopor que hoje é depositado como lixo num aterro próximo ao QG Central.
Na grande cheia do ano passado, a área ficou parcialmente alagada, o que impossibilitou a realização de competições esportivas. “
A ideia é conseguir concreto mais leve com a utilização do isopor coletado. Queremos aproveitar o isopor para substituir a britada na fabricação de concreto leve. Investiremos na arquibancada, que também levará ferros reaproveitados”, anunciou o diretor administrativo Osório Melo Osório.
Osório acompanhou o presidente Telo Pinto nos trabalhos realizado nas futuras instalações do Complexo Esporte do Boi Garantido.
Telo aprovou a inovação porque o Garantido venceu mais de 10 festivais defendendo a preservação da natureza. O novo produto é uma mistura de cimento, areia, cola e isopor.
Para conseguir o isopor Telo pediu a limpeza de toda a área onde há anos funcionava o depósito, ao lado do QG Central. “
Todos os anos nossos artistas recebem vacina contra dengue, tétano e outras doença. Esse resto de isopor misturado a outros entulhos poderiam dá problemas num futuro. A limpeza é geral”, diz o dirigente encarnado.
Texto: Hudson LimaFotos: Elcio Farias