Para Telo a política adotada pela nova diretoria resgatara a credibilidade e a moral do Vermelho e Branco
A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, cumpriu nesta sexta-feira, 19, o acordo firmado no ano de 2009 com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual (MPE) e efetuou o pagamento da última parcela proveniente de uma multa de 3 milhões e 600 mil reais.
A multa aplicada à agremiação é por não atender os requisitos básicos de segurança do trabalho nos galpões do bumbá. Como a fiscalização da Justiça do Trabalho se estendeu para as duas entidades folclóricas, o Boi Contrário também foi penalizado com multa no mesmo valor de 30 mil reais em 2009.
De acordo com o presidente Telo Pinto, o Boi Garantido também efetuou o pagamento da última parcela do acordo firmado com MPE, que previa a obrigatoriedade de realizar ações de cunho sociais. "
Para que essa multa fosse sanada, o Garantido ofereceu curso profissionalizantes para jovens e adultos no Serviço Nacional do Comércio (Senac-Parintins), no valor de 13 mil reais", frisou Telo.
CredibilidadePara Telo Pinto, essa é a política adotada pela nova diretoria do Garantido. "
Resgatara a credibilidade e a moral do nosso Boi passa por cumprir os acordos, principalmente os trabalhistas. E isso já foi cumprido. Estamos aguardando somente a carta de liberação do Ministério do Trabalho para entrarmos nos galpões de acordo com as normas legais trabalhistas", ressalta o presidente. Ele acrescenta: "
Hoje nós reconhecemos a importância de se profissionalizar ainda mais a nossa festa, principalmente no que tange a responsabilidade social, e ai passa também pela questão trabalhista, não permitindo que os colaboradores do boi trabalhem sem o equipamento de proteção individual (EPI), e não permitir o trabalho de pessoas menores de idade, por exemplo", comento o presidente.
SocialDesde que assumiram a presidência da agremiação, Telo Pinto e Marco Aurélio de Medeiros têm buscado organizar e reestruturar a associação folclórica, tanto na questão financeira, trabalhista, administrativa e social.
"
Já colocamos em funcionamento o Centro de Formação "Paulinho Faria" (Universidade do Folclore), com a disposição de cursos grátis para os filhos de associados do Garantido e para comunidade, oportunizando o acesso para mais de 600 crianças e adolescentes, além de quitarmos várias pendências financeiras do Boi", destaca Pinto.
Em Manaus o vice-presidente Marco Aurélio organiza encontros junto a patrocinadores, investidores e torcedores tradicionais que vão ajudar o Garantido na conquista de mais um campeonato.
Texto: Marcondes Marciel e Hudson Lima