Celebrar "
o Canto da Floresta", com as bênçãos de Deus, foi assim a Missa de Ação de Graças que marcou o inicio dos trabalhos no Caprichoso na manhã desta segunda-feira (08) na Sede Social. Artistas, ajudantes, diretores, sócios, itens oficiais pediram proteção para mais uma etapa de trabalho que culminará com a vitória do Boi Caprichoso em 2010.
Um momento de otimismo onde o Caprichoso exaltou o fortalecimento na fé e no amor para fazer o mundo inteiro ouvir e refletir o Canto da Floresta. O presidente do Boi Caprichoso Carmona Oliveira que encerra o mandato em 2010, aposta no resgate do título com a conquista de resultados sólidos. "
Foram cinco anos de mandato, onde fizemos uma administração amadurecida, onde planos e sonhos foram realizados e hoje temos uma farta colheita", disse.
Para o Presidente 2010 é um ano decisivo para tornar o Caprichoso um boi campeão. "
A nossa administração se fortaleceu pela união agregando valores de artistas, compositores e todos que fazem o Caprichoso", ressaltou. Ele aposta na voz que vai decantar a floresta "
Davi Assayag" levantador de toadas que é considerado a marca do Festival de Parintins.
Carmona encerra um ciclo de cinco anos dando a Associação credibilidade em todo o país. Hoje o Presidente é visto como um homem determinado que enfrentou desafios e conquistou títulos. O Presidente do Conselho de Arte Gil Gonçalves, considerou que a celebração foi um momento de união e de iniciar uma temporada vitoriosa. A conselheira Márcia Baranda pediu empenho dos trabalhadores e de todos que fazem o boi.
O vice-prefeito Messias Cursino que é sócio do Touro Negro prestigiou o evento destacando os avanços de uma administração que também é comprometida com a cultura de Parintins.
Artistas no galpãoA palavra de ordem é "
Vitória". A afirmativa foi dada pelo presidente do Boi Caprichoso Carmona Oliveira na abertura dos trabalhos dos galpões de alegorias na tarde desta segunda-feira, 8. Ao lado da conselheira de Artes, Márcia Baranda, e do diretor de galpão Jofre Lima, Carmona lembrou que o Caprichoso tem o melhor quadro de artistas do Festival de Parintins. "
O Resultado está ai, ano passado vocês fizeram um grande trabalho e o Caprichoso venceu no item alegoria", declarou o administrador azul aos artistas.
Em time que está ganhando não se mexe por isso o quadro de artistas de ponta conta com Rossy Amoedo, Jurarez Lima, Karu Carvalho, Emerson Brasil, Jair Mendes, Teco Mendes e Ozeas Bentes que com suas respectivas equipes contabilizam mais de cem pessoas.
A reapresentação foi marcada pelas parabenizações dos diretores do Caprichoso aqueles que deixaram a marca do azul e branco, e de Parintins, nos eventos culturais realizados fora do estado do Amazonas. Entre eles Algles Ferreira esteve em Vitória, Nonoca que foi campeão em São Paulo com a Escola de Samba Rosas de Ouro, entre outros. "
Isso é motivo de muito orgulho e muita satisfação, saber que os parintinenses estão levando o nome do festival e do Caprichoso através do trabalho realizado no nosso boi", parabeniza o presidente.
Esta semana os artistas recebem do Conselho de Artes seus projetos alegóricos para que serão discutidos e colocados em prática.
A Conselheira Márcia Baranda empunhou a bandeira da unidade e disse que com o esforço dos artistas, da diretoria e de todos os seguimentos, o Caprichoso, cumprirá com seus propósitos. "
Não vamos medir esforços para ajudar aos nossos artistas. Confiamos neles e sabemos que é essa garra, união e a empolgação dos artistas espelhados no mestre Jair Mendes que temos a confiança do título", comenta Baranda.
O artista Juarez Lima comandou uma oração na abertura dos trabalhos, enquanto que Karu Carvalho deu as boas vindas. O mestre Jair Mendes, que ano passado sofreu um AVC, empolgou a todos ao dizer que estava muito entusiasmado com seu retorno e as toadas apresentadas pelo Caprichoso em 2010. "
Estou de volta e inteiro. Acabei de ouvir as toadas do Caprichoso e nós artistas estamos muito bem servidos. Eu estou muito feliz por estar aqui e com as melhores toadas do Festival", disse ele.
Acima do trabalho dos artistas está a saúde de cada um deles. Por isso a diretoria fez a cobrança da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Este ano todos os artistas que trabalharem no alto de alegorias utilizarão cintos de segurança. O Caprichoso também não permite menores trabalhando nas equipes.
Também nesta segunda-feira o presidente Carmona Oliveira e alguns membros do Conselho de Artes viajam a Manaus onde executam as compras do bumbá para esta temporada. O Retorno está previsto para o dia 25 de março. Todo o planejamento do boi da estrela na testa segue o cronograma estabelecido pelo Conselho de Artes.
Textos: Carlos Alexandre e Josene Araújo Fotos: Hamilton Bahia.