Após 170 dias presidente Telo Pinto apresenta aos artistas de ponta o projeto “
PAIXÃO” desenvolvido pela Comissão de Artes
A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido aposta no projeto de arena “
Paixão 2010” para conquistar o bicampeonato no 45⁰ Festival Folclórico de Parintins.
A Comissão de Artes, setor responsável pela formatação artística do bumbá, finalizou desde o mês passado o modelo de concepção artística elaborado especialmente para desenvolver o tema que vai ser trabalhado nas três noites de apresentação no bumbódromo.
A associação folclórica inovou quando em 1999 passou a conceber temáticas ousadas onde o predominante são os caboclos e o meio ambiente, destacando os aspectos regionais, sem deixar de lado as mais mirabolantes técnicas artísticas que causam surpresas a cada apresentação.
O presidente do Vermelho e Branco Telo Pinto repassou aos artistas de ponta Jonathas Marinho (
Joinha), Amarildo Teixeira, Junior Feijó (
Junhão), José Trintade, Junior de Souza, Vandir Santos o projeto Paixão. O time campeão do vermelho e branco fica completo na próxima semana, quando chega os artistas Ailton Teixeira, Zilckson Reis e Antonio Cansanção.
Ito está em Manaus treinado a seleção Parintinense de futsal. Zilckson Reis é carnavalesco da escola de Sampa Gaviões da Fiel de São Paulo e finaliza o planejamento de 2011. Enquanto Cansação coordena um grupo de parintinenses, no Rio Grande do Sul onde ocorre o festival regional da uva.
Telo apresentou o Francinaldo Guerreiro de Souza, como novo membro de artistas de ponta. Guerreiro está a 16 anos Garantido e a 12 atua no Carnaval de São Paulo. Francinaldo é mais um artista formado na Universidade do Folclóre de Parintins, como é chamada o Galpão Central do Boi de Lindolfo Monteverde. A cada ano os artistas de Vermelho e Branco, modelados na baixa de São José, são aliciados e alguns cooptados a ajudar no projeto artístico do contrário.
Projeto Paixão não é mutanteO projeto Paixão não é mutante diz o membro da comissão de artes e coordenador das estruturas artísticas Junior de Souza. Ele salienta a ousadia do Garantido sempre investir num conjunto e não apenas numa peça.
“
O diferencial do Garantido está aqui. Nosso trabalho não é mutante. Não modificamos de mês em mês. Temos um projeto de arena para o bi campeonato. A entrega do trabalho é apenas uma batalha vencida. Agora vamos transformar tudo indicado no papel. Você não pode querer vencer o festival apenas em empolgação de uma peça. Aqui na universidade do folclore vence o conjunto”, diz.
Junior ressaltou a interação entre a Comissão de Artes, a diretoria e o presidente Telo Pinto, na organização de cada milímetro do Galpão Central visando humanizar o trabalho dos artistas. Junior também destaca a dedicação dos desenhistas, projetistas, roteiristas, teatrólogo, coreógrafos, designers gráficos e pesquisadores da Comissão de Artes, que durante 170 dias, deram sangue, suor e paixão em prol ao projeto.
O diretor financeiro e apresentador do Garantido Israel Paulain exaltou a união da cabocada da baixa visando o bi campeonato do festival.
“Estamos permanecendo com o mesmo grupo de artistas do ano passado. Não tenho dúvidas que com esse time campeão de artistas, iremos conquistar o bi campeonato do festival”.
Texto: Marcondes Marciel/Hudson LimaFotos: Ataíde Tenório