Batuqueiros reencontram instrumentos no primeiro ensaio e a galera reencontrou o ritmo cadenciado do festival
Primeiro ensaio técnico leva dezenas de torcedores à cidade Garantido
Os tambores começaram a rufar na Baixa de São José dia 23 de março, quando a coordenação de batucada do Boi Bumbá Garantido, ao comando do diretor administrativo e coordenador Ozório Melo, iniciou os ensaios técnicos para os batuqueiros Camisas Encarnadas.
Um grande número de torcedores compareceu no curral Lindolfo Monteverde para acompanhar o primeiro ensaio técnico dos ritmistas que formam a Batucada Nota 10 do Festival Folclórico.
O evento marca o início dos preparativos para ritmistas visando o aprendizado de novos afeitos musicais por meio dos instrumentos de percussão, formados por surdos de marcação, surdo de compasso, rocas, caixinhas e xeque-xeque, entre outros. Em cada execução de uma nova toada, os detalhes são minuciosamente avaliados pelos coordenadores coordenadores Alessandro Cabral e Marcelo Batista, responsáveis pela coordenação de harmonia e de ritmo da batucada. Nenhuma falha pode deixar de ser revista.
Tudo isso para que a cadência inigualável da Batucada do Boi Garantido possa estar impecável nas três noites de apresentação no Bumbódromo. O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes acompanhou atentamente a primeira evolução da batucada nota dez, no ensaio do dia 23.
O grupo de batuqueiros do bumbá, acompanhado da banda oficial do boi Garantido e pelos interpretes Gilson Matos, Alexandre Victor, Itamar Benarroz e Gaspar Medeiros, executou os toques preparados sob medida para as novas toadas de 2010. Ao comando da batuta dos mestres Alessandro e Marcelo, o público brincou ao embalo das melhores todas envolvente que só o Garantido sabe fazer.
Vencer, vencer e vencer!Segundo o novo coordenador da Batucada, Ozório Melo, assumir o comando do item que tem a responsabilidade de transmitir a emoção por meio do ritmo cadenciado do Boi Garantido é uma grande responsabilidade. Ozório diz que vai trabalha em sintonia com os batuqueiros do boi de Lindolfo Monteverde e conquistar o bi campeonato.
"
Na nossa experiência que temos aqui no Garantido vamos colocar dentro da Batucada e juntos com todos os coordenadores que vão fazer parte dessa equipe vamos realizar um trabalho da melhor qualidade e com certeza vamos ser vitoriosos, porque o objetivo é vencer, vencer e vencer", afirma Ozório Melo.
Para o batuqueiro Rony Machado, que compõe a equipe de coordenação de harmonia da Batucada, os 350 batuqueiros do Garantido sempre estão preparados para uma nova empreitada rumo ao título do festival. Rony afirma que a batucada nota dez repetirá esse ano a '
surra' aplicada no contrário no ano passado, onde o Garantido obteve nota dez em todas as noites.
"
No ano passado, a pesar das dificuldades com enchente, fomos ensaiar na praça Digital e mostramos a força e a garra do batuqueiros da Baixa, numa demonstração de superação e tivemos o reconhecimento maior que foi nota dez em todas as noites. Isso porque levamos para a arena a emoção do Boi Garantido. Nessa ano com muita humildade e inteligência daremos mais um surra neles", acentua Rony.
A cadência do Garantido refletida na arena do bumbódromo vem também do toque feminino dado pelas batuqueiras da nas palminhas e xeque-xeque. Dona Maria Monteverde, filha do mestre Lindolfo é o retrato da tradição e ousadia dessas mulheres.
Texto: Marcondes Marciel/Hudson LimaFotos: Paulo Sicsú