Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso mantém eleição para o dia 29

01/09/2002, Peta Cid, direto de Parintins

A data da eleição para a escolha da nova diretoria do boi Caprichoso foi mantida para 29 de setembro, de acordo com o Estatuto Social da Associação Folclórica.

Havia um entendimento entre os três candidatos concorrentes, César Oliveira, Waldemar Queiroz Filho e Daniel Adelino, para que a eleição fosse antecipada para o dia 15, em virtude da aproximação da data de 29 com as eleições gerais de 06 de outubro. No entanto, o presidente do boi, Dodozinho Carvalho, que retornou no domingo a Parintins, explicou que não há tempo hábil para a mudança porque existem prazos que devem ser cumpridos de acordo com o Estatuto da Associação Folclórica.

Dodozinho Carvalho, atual Presidente do CaprichjosoCarvalho reforçou que a transferência de data já havia sido discutida em assembléia geral do boi e os sócios não concordaram. Para que houvesse a mudança, a diretoria teria que estar respaldada na concordância de dois terços os associados aprovando uma alteração no Estatuto do Bumbá que define em seus artigos a data do dia 29 de setembro para a realização das eleições do boi a cada dois anos.

Além disso, os prazos dos Editais também devem ser cumpridos, segundo afirma o presidente. Ele analisou com muito critério e prudência as argumentações dos candidatos e concluiu com base no Estatuto, lei máxima do boi, que não havia como proceder a mudança.

Carvalho também nomeou a Comissão Eleitoral que realiza a primeira reunião nesta segunda-feira, às 16 horas, no escritório central do Caprichoso, para elaborar o regulamento da eleição.

O Edital de nomeação da Comissão foi baixado por Carvalho na última sexta-feira, 30 dias antes do pleito, indicando a promotora de justiça, Cristiane Corrêa para presidir a eleição juntamente com os membros Augusto Pereira, Socorro Cruz, Eladmilson Carneiro, Alcifran Ramos, Ana Éster Paulino, Mário Nilson Cid, que fazem parte da diretoria e Conselho de Ética do boi.

A partir de hoje o presidente vai dar aos membros da Comissão total autonomia sobre as eleições. A partir desse momento a presidência se retira do pleito, vamos abrir o escritório para a Comissão, vamos colocar um assessor à disposição e esperamos que a eleição seja tranqüila e democrática, que prevaleça a vontade da maioria dos associados, frisou.

O presidente do Caprichoso disse ainda que defende a instalação de uma urna de votação em Manaus, para evitar gastos desnecessários com a vinda a Parintins de sócios que residem na capital. Se aprovada pela Comissão Eleitoral, a urna deve funcionar no Sambódromo, local de realização dos ensaios do boi Caprichoso.

Dodozinho Carvalho anunciou que vai prestar contas de sua administração no dia 13 de setembro em assembléia geral da Associação. A documentação está sendo preparada pelo setor contábil do bumbá e ao ser concluída será encaminhada ao Conselho Fiscal para homologação. Carvalho não anunciou oficialmente qual a situação financeira do boi Caprichoso, porém ele deve encerrar o mandato deixando uma dívida de R$ 800 mil.