A reestruturação do berço da cultura parintinense, onde nasceu o Garantido, vai contar com um investimento de mais de R$ 30 mil e vai servir de local para os ensaios técnicos aos domingos.
O antigo Curral da Baixa de São José, também chamado Curralzinho, local onde o poeta Lindolfo Monteverde criou o Boi Bumbá Garantido vai ser revitalizado a partir do dia 14 de abril. Pelo projeto a área passa a contar com uma estrutura física dotada de espaço artística e cultural, com palco para shows, subpalco para a Batucada, arquibancada coberta, bares e lanchonetes, além de uma réplica da casa de Lindolfo e o santuário em honra a São João Batistas, um dos padroeiros do Garantido.
“
Essa é um solicitação da família Monteverde e que nós logo acatamos. Como o Mestre Lindolfo fez a promessa de pôr o Garantido todos os anos para brincar, nada mais justo que no local onde tudo começou tenha uma bonita capela”, ressalta o presidente Telo Pinto.
Para o ex Amo do Garantido, João Batista Monteverde, filho de Lindolfo Monteverde, esse era um antigo sonho da família. “
Agora sim, o local que serviu de berço para o “Boi da Promessa”, está recebendo o devido reconhecimento que merece da diretoria do Garantido, acrescenta João Batista. Outro membro da família que sempre se empenhou em revitalizar o local foi o neto de Lindolfo, Raimundo Monteverde. Ele diz que esse ato é o resgate, não só da história do boi Garantido, como a própria memória do Mestre Lindolfo. “Nós temos a obrigação de manter acesa a chama da tradição do ‘Brinquedo de São João’, como meu avô chamava o boi Garantido”, salienta Raimundo Monteverde.
O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes recordou que o presidente Telo manifestou desde primeira vez que concorreu ao cargo de presidente, o desejo em revitalizar o curralzinho. A reestruturação do berço da cultura parintinense, onde nasceu o Garantido, vai contar com um investimento de mais de R$ 30 mil e vai servir de local para os ensaios técnicos aos domingos.
O novo levantador de toadas do boi bumbá Garantido Robson de Souza Oliveira Jr. 30 anos, desembarcou neste domingo na cidade de Parintins. Robson vai comandar a partir de terça-feira os ensaios no curral Lindolfo Monte Verde. Ele reuniu com o presidente Telo Pinto e com o coordenador da Comissão de Artes Fred Góes, no contato com assessoria de imprensa Robson mostrou-se entusiasmado para ter o primeiro contato com a nação vermelha e branca que comparecer aos ensaios. O novo levantador disse está ansioso para reencontra os amigos da batucada da baixa e a galera do Garantido. Na quinta-feira às nove horas da manhã Robson Junior, ao lado do presidente Telo Pinto, participa de coletiva com profissionais das rádios, TVs, jornais e sites da cidade de Parintins.
Foto: Ataíde Tenório