Numa afável noite em que a chuva só veio na forma de um rápido e leve chuvisco, o Movimento Amigos do Garantido (
MAG) celebrou o aniversário de 13 anos do grupo coreográfico do boi-bumbá com a festa "
A noite do Garantido Show". Ao longo da festa, anteontem, no Centro de Convenções (
Sambódromo), 35 bailarinos do grupo em Manaus apresentaram aos fãs e torcedores presentes 12 novas coreografias que o bumbá vai apresentar em 2010.
Entre outras, o público conferiu coreografias elaboradas para toadas como "
Paixão de coração", de Demetrius Haidos e Geandro Pantoja, e "
Torcedor batuqueiro", de Enéas Dias. Seguindo a temática que o bumbá vai defender este ano, os passos e gestos incorporam de forma expressiva os diferentes significados de "
Paixão".
"
Viemos com coreografias puxando pelo lado da emoção, dando a entender o amor que a gente sente pelo Garantido", explica Alan Chagas, responsável pelas coreografias de "
Paixão de coração" e "
O segredo da paixão". "
Este ano, os movimentos tocam muito o coração, os bailarinos abrem o peito para o público. Há muitas mãos fechadas também, mostrando garra", exemplifica ele.
As novas coreografias também apostaram em passos fáceis de assimilar, agradando o público, que reprisava perfeitamente os movimentos dos bailarinos nas principais toadas.
Atrações Protagonistas da festa, os bailarinos do Garantido Show acompanharam cantores oficiais e batuqueiros no palco ao longo de toda a noite. A agitação começou sob o comando de Hamiraldo da Matta e Ricardo Lyra, animando o público até pouco depois da meia-noite. Ao longo da hora seguinte, o amo Tony Medeiros e seu sobrinho, o jovem cantor Gaspar Medeiros, revezaram-se no palco.
Num "
momento família" que empolgou o público, eles cantaram toadas de Inaldo Medeiros – irmão de Tony e pai de Gaspar –, entre elas a marcante "
Coração de batuqueiro" e a nova "
Amor pela vida inteira". Ao final, cantaram juntos os versos de "
Paixão de coração": "
Nossa garra tem valor/ não se paga o nosso amor/ é só rezar para florescer/ Garantido é o nosso rei".
Toca a Batucada À 1h10, foi a vez dos ritmistas da Batucada se apresentarem ao lado de Leonardo Castelo. O cantor trouxe ao palco o Boi Garantido, ao som da toada "
Vou anunciar", e apresentou várias das novas composições do bumbá, entre elas "
Maracanandé", "
Turé", "
Sonho de paixão" e "
Yawira das águas".
O show de Castelo teve participação da cantora Márcia Siqueira. Logo após as 2h, a Rosa Vermelha do Garantido assumiu o comando da festa ao lado da Batucada, e encerrou a noite em grande estilo, ao som de clássicos batuqueiros do bumbá, como "
Alma de guerreiro", "
Tum tum" e "
O rufar dos tambores".
Jony Clay BorgesDa equipe de A CRÍTICA