Considerada uma das artistas mais influentes no País, a cantora baiana Daniela Mercury e, agora, assumidamente torcedora do vermelho, é um dos atrativos do CD 2010 do boi da Baixa do São José, “
Paixão”, que será lançado hoje, durante o Curral do Boi Garantido, às 21h, no Sambódromo. Fazendo participação mais que especial na toada “
Paixão de torcedor”, na qual divide os vocais com o levantador oficial Robson Jr., Daniela se diz “
fã de carteirinha da cultura amazonense”. “
Apesar de nunca ter participado do Festival de Parintins, sempre tive interesse e pesquisei sobre a festa principal, quando homenageei as Regiões do Brasil, no Carnaval de 2007. Lembro que contei com a participação de dançarinos tanto do Garantido quanto do Caprichoso e até me vesti com uma roupa típica do festival. Foi maravilhoso!”, conta.
O convite, que surgiu pela ligação e influência da cantora na cultura brasileira, foi feito pessoalmente por Telo Pinto, presidente do bumbá vermelho. “
Me sinto extremamente honrada com essa participação. Mesmo porque, soube que nenhum outro artista que não fosse do Amazonas, tenha sido convidado para gravar um CD oficial do Garantido. Só posso agradecer e, tenha a certeza, de que gravei a toada com amor e respeito”, diz. “
Não houve cobrança de cachê, pois foi uma participação afetiva e, nesses casos, ainda que a relação seja profissional, não há objetivo comercial. Fiz de coração”, declara a artista.
GravaçãoSegundo Daniela, a voz foi gravada numa noite. “
Contei com a presença de personalidades do boi como Fred Góes, Alison Lou, Armando do Valle e do levantador Robson Jr. Conversamos bastante e trocamos informações e experiências. Ouvi a base trazida pelos artistas e fiquei apaixonada de imediato. Os músicos do Garantido gravaram os instrumentos, mas, em Salvador, inclui timbres e alguns metais. O ritmo e a letra me emocionaram. É forte e arrebatador!”, confessa.
Após o contato com a cultura amazonense, ela considera este, um momento especialíssimo em sua carreira. “
Sei que uma das grandes forças do festival, é a rivalidade das torcidas ao ponto das casas serem pintadas nas cores do boi amado. Acho maravilhosa essa profissionalização crescente da festa, como atração turística e como realização técnica e artista. Amo a cultura brasileira e, claro, a de Parintins. É algo forte tanto na música, como na gastronomia, no folclore e nos costumes típicos. É uma região belíssima. Até hoje fico impressionada com a riqueza do Amazonas”.
Em turnê com o show “
Canibália”, prestes a gravar um novo DVD e apesar de não ter confirmado sua presença do festival deste ano, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de junho, ela também não descarta a possibilidade. “
A festa acontece durante um momento de shows internacionais, mas, tenho curiosidade e seria uma honra assistir tudo de perto,” declara. E faz questão de informar: “
O Garantido roubou meu coração, completamente. Ele é, realmente, arrebatador”, finaliza.
Pelo visto, a Bahia também avermelhou!Bruno MazieriDa equipe de A CRÍTICA