Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Cidade Garantido em êxtase no lançamento do CD

19/04/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Lançamento CD 2010
O primeiro evento oficial realizado pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, com a festa de lançamento do CD Paixão 2010 deu a dimensão do que a agremiação prepara para o 45º Festival Folclórico de Parintins. Na sexta-feira e madrugada sábado a Nação Vermelha e Branca lotou as dependências do Curral Lindolfo Monteverde. A organização calcula mais de dez mil loucos torcedores.



A festa atraiu pessoas vindas de outros municípios que ocuparam os camarotes, mesas, pista e área externa da Cidade Garantido na arrancada do Boi Garantido rumo ao bicampeonato. "Foi um espetáculo. O Garantido a cada ano inova e traz ao torcedor sempre o melhor, por que essa galera merece o melhor", disse a porta estandarte, Raissa Barros.

O show produzido pela comissão de eventos e os coreógrafos do Bumbá coordenados por Chico Cardoso, Pedro Evangelista e Helio Siqueira, iniciou as 22h com a entrada da Grupo Roda de Boi executando toadas antológicas. Participaram ainda das apresentações a banda Alma Tribal, os cantores Gilson Matos, Caetano e Gaspar Medeiros. No repertório, toadas que marcaram época nos últimos Festivais. "Tudo que o Garantido apresenta nasce dentro da sua própria comunidade. Da paixão desse povo. Por isso proporciona tanta alegria a sua nação", afirmou o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes.



Com a toada Alma Rubra, o apresentador Israel Paulain, abriu sua apresentação provocando em toda a nação vermelha e branca o amor, a emoção e paixão pelo boi Garantido. Há oito anos atua como o item número 01. Pela capacidade de envolver inclusive os contrários, Israel desponta como o maior de apresentador de todos os tempos. O som dos repiques, rocar, surdos, caixinhas, xeque-xeques e as palminhas dos batuqueiros da baixa deram o toque mágico ao evento.

A estréia do levantador Robson Junior foi um dos pontos altos da noite. Ainda se recuperando de uma cirurgia, ele mostrou o potencial que tem para a disputa no Bumbódromo. O novo item do Garantido apareceu de surpresa, entre os dançarinos da Companhia de Dança.

As coreografias simples e o gingado dos jovens e rapazes mostrado contagiou até coreógrafos do boi Caprichoso, que estava na festa do boi do Povão.  Chico Cardoso, Pedro Evangelista e Helio Siqueira



A Rosa Vermelha Márcia Siqueira, dona de uma das vozes mais bonitas do Amazônia também inaugurou sua participação junto à nação. O dueto perfeito entre Robson e Márcia empolgou o público.   

A chegada do boi Garantido foi o momento máximo da festa. Juntamente com a sinhazinha Ana Paula Yanuzzi e o amo Tony Medeiros levou o torcedor ao delírio.

"Judas traiu Jesus Cristo, mas depois se arrependeu" foi a primeira estrofe do verso de desafio de Medeiros, que levou o público ao delírio, ao recordar a traição do ex-levantador com a galera vermelha, que mesmo em campanha para presidente do Garantido, ano passado, já negociava com a diretoria do boi contrário. Um coral de milhares de vozes entoou que o boi iria chegar, mostra o crescimento da toada "Vou Anunciar" de Tony Medeiros.

Ao som de da toada Turé, o pajé André Nascimento trouxe a força do mais poderoso da aldeia. A Rainha do Folclore, Patrícia de Góes; porta-estandarte, Raissa Barros e cunhã-poranga Tatiane Barros esbanjaram beleza, talento, em performances perfeitas em sintonia com as coreografias do bumbá. "O povo do Garantido é maravilhoso. Nos passa muita energia. Eu tenho certeza que nós vamos alcançar o bicampeonato", disse Tatiane.    

O símbolo máximo do festival de Parintins, o boi Garantido rodopiou, mostrou leveza com o tripa Denildo Piçanã. O Garantido fez o desejo do público, saiu do palco e desceu até a quadra do curral Lindoldo Monteverde.

O presidente Telo Pinto atribuiu o sucesso da festa a toda a nação vermelha e branca, pois segundo ele, "o nosso boi é guerreiro, forte, e isso se deve principalmente a essa galera que se supera a cada momento. Isso nos emociona e estimula a  fazer mais", destacou.

A festa terminou as 04:30h de sábado, quando Márcia Siqueira foi ovacionada pelo público, encantado com a voz feminina dessa nova cabocla perrexé.

A mega produção da festa de lançamento do CD Paixão 2010 mobilizou cerca de 300 pessoas desde a confecção do novo palco voltado ao tema desenvolvido pela comissão de arte até as atrações. A inovadora produção fonográfica dirigida por Fred Góes e Sidney Resende já é a mais vendida nas lojas de Parintins e Manaus. Com 21 toadas é considerado o melhor CD de todos os tempos. Até a cantora nacional Daniela Mercury rendeu-se a poesia do Garantido e tem participação no Cd.

Adquira o CD do Garantido no Shopping Parintins
 

Texto: Marcondes Maciel/Márcio Costa/Hudson Lima
Fotos: Ataide Tenório