08/09/2002, Peta Cid, direto de Parintins
O processo eleitoral que indicou José Walmir de Lima como novo presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido continua polêmico com a decisão do ex-presidente, Antonio Andrade, de entrar na Justiça pedindo a anulação da eleição realizada no dia 25 de agosto. O recurso tramita no Fórum de Justiça de Parintins, mas até agora não houve nenhum posicionamento.
Preocupado com a situação do bumbá, o presidente eleito, José Walmir de Lima, está adotando medidas que visam dar um ordenamento na Associação. Diante da decisão dos sócios de lhe confiarem a direção do boi com a maioria dos votos, Walmir baixou Portaria nº 001/2002, revogando para todos os fins de direito, o Edital de Transferência e Convocação de Assembléia Geral, assinado pelo ex-presidente Antonio Andrade, no dia 24/08/2002, que transferia a eleição do dia 25 de agosto para o dia 15 de setembro.
Em nota oficial, a nova diretoria comunica aos sócios que a eleição foi realizada no último dia 25 e que José Walmir foi eleito com 586 votos contra 48 atribuídos à chapa de Antonio Andrade. A transmissão de cargos da nova diretoria foi realizada nos termos estatutários no dia 26 de agosto, data em que a representação legal, judicial e extrajudicial da Associação, passou a ser exercida pelo presidente eleito e empossado, José Walmir de Lima, não tendo validade jurídica os atos que a partir de então tenham sido praticados pelo ex-presidente.