Uma das metas prioritárias do presidente Tela Pinto é a reestruturação financeira, administrativa e social do boi da Baixa de São José, valorizando o artista, compositor, sócio, torcedor e tradição do Bumbá.
A diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, finalizou reuniões com os artistas de ponta, auxiliares de galpão, escultores, soldadores e pintores para definir os critérios de contratos e pagamento em conta bancária na agencia do Banco Bradesco. Estavam presentes na reunião o diretor financeiro, Israel Paulain,o diretor jurídico, Fábio Gadelha Cardoso e o diretor administrativo, Leopoldo Mendonça Boretama. Dia 20 de abril saiu a primeira parcela do pagamento de contratos dos artistas de Galpão.
O primeiro passo Para o artista plástico Junior de Souza, essa nova forma de administrar o Boi, com conta bancária, com o pagamento em dia só traz beneficio para o trabalhador. “
Agora a gente está vendo a coisa acontecer. As equipes se mostraram muito empolgadas, acreditando realmente que a coisa vai mudar. Júnior diz acreditar que o primeiro passo foi dado pela diretoria do Garantido. “A diretoria está cumprindo aquilo que assumiu com relação ao resgate da credibilidade do Boi e o respeito com o artista. E isso é extremamente importante nesse momento que o Garantido caminha mais uma vez em busca do título”, ressalta o artista.
Ele afirma ainda que com todo o conjunto de acertos, o Bumbá possa levar um boi grandioso para a rena. “
E com a ajuda e colaboração de nossa equipe, com tudo isso que se desenha desse respeito, de se reunir com os artistas, esclarecer todos os pontos acerca de contratos, eu acredito no resgate da credibilidade do nosso boi”, finalizou Souza.
Nos encontros cada trabalhador pôde expressar seus pensamentos e sugestões para melhorar a convivência entre a parte administrativa e artística. O novo artista de ponta Fredson Guerreiro o “
Baixinho” disse que encontros dessa natureza mostra o quanto a diretoria de Telo Pinto preocupa-se com o setor humano da agremiação.
CompromissoPara o diretor financeiro Israel Paulain, são gestos simples como reunir com os artistas que fazem da nova administração do Garantido ganhar credibilidade. “
Estamos felizes de contar com o apoio de todos os setores do Boi, e o mais importante o reconhecimento da Nação Vermelha e Branca. Eu espero que a partir de agora o Garantido possa trilhar um rumo de prosperidade, honrando todos os seus compromissos”, afirmou Israel.
O diretor administrativo Leopoldo diz que o dialogo é a melhor forma de entendimento. “
Uma vez que o contato direto com os operários de galpão serve para tirar todas as dúvidas e esclareceu, eu não tenho dúvida de que o Garantido vai sempre vitorioso".
O diretor jurídico da agremiação, Fábio Cardoso, assegura que todos os trabalhadores, pres
tadores de serviços e colaboradores do Garantido vão ter seus direitos respeitados, com o cumprimento de seus contratos em dia. “Esse é o compromisso do presidente Telo Pinto, em resgatar a credibilidade da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido”, finalizou Fábio.
O presidente Telo Pinto, manteve contato com o governador Omar Azziz PMN e com o secretário de cultura do estado Robério Braga e tratou da parte de convênios. O governo estadual é um dos maiores parceiros do boi Garantido.
Texto: Marcondes Maciel/Hudson LimaFotos: Ataíde Tenório