No Garantido não existe a ilusão de contar estória de boi de rua que não existe tentando diminuir a história dos outros
A melhor saída de boi de rua da Amazônia e do Brasil e a mais tradicional da cidade de Parintins é preparada com muito carinho, garra e PAIXÃO pela diretoria, sócios, brincantes e torcedores do boi bumbá Garantido. Segundo o presidente Telo Pinto o boi do Povão vai brincar na frente da casa dos moradores da cidade. A programação começa com a festa na cidade Garantido as 22:00h de sexta-feira e estende-se até sábado a noite na frente da Igreja de São José Operário.
A Alvorada Vermelha e Branca é realizada desde começo do século passado, criada pelo pescador e poeta Lindolfo Monteverde. A força da saída de boi de rua do Garantido e o segredo de seduzir milhares de pessoas, tanto do Garantido como de outros segmentos, inclusive do contrário, está na forma simples e ousada de brincar boi no chão.
No Garantido, passou o mestre Lindolfo com o boizinho do Coroatá, a fogueira, a reza e a homenagens aos santos, veio os padrinhos do bumbá como seu Osmar Faria com as lamparinas, palminhas, tambores feitos de latões e forradas com couro, chegou os dirigentes provisórios como seu Pedro Faria com o bailado corrido, os lamparineiros, banho de cheiro e na contemporaneidade os presidentes da Associação, inseriram as bandeirolas, e rios elétricos. Nunca a saída de rua foi interrompida, ao contrário de outras saídas que não tem sequência e tenta agora passar a imagem de tradição.
No Garantido diz o diretor administrativo Osório Melo, não existe a ilusão de tentar contar estória de boi de rua que não existe, para diminuir a história dos outros. Na baixa de São José a saída do Garantido é feita há mais de oito décadas ininterruptamente, tem a vaqueirada, os dançarinos, os batuqueiros, os cantadores e prosadores, os itens e principalmente o Garantido, o brinquedo de São João, que apaixona a Ilha Vermelha e Branca.
As mesas e camarotes para a festa da Alvorada estão esgotados. O diretor de eventos Jatemar Barbosa comentou que a festa tem participação do amo Tony Medeiros, da rosa vermelha Márcia Siqueira, do garotinho de ouro Paulinho Faria, do apresentador campeão Israel Paulain e do levantador de toadas Robson Junior.
Agências de viagens que todas as lanchas que fazem linha Manaus/Parintins e Santarém/Parintins transferiram as viagens para sexta-feira dia 30. Os vôos também estão lotados. Todos querem pular ao lado do Boi da Promessa.
Paralelo a festa de sexta-feira, da brincadeira da Alvorada Vermelha na madrugada de sábado, o Garantido fará seu primeiro ensaio na frente da Igreja de São José Operário na noite de sábado e p ensaio oficial no domingo no curral Lindolfo Monte Verde, a diretoria do boi Garantido, intensifica a construção do espaço no curralzinho da baixa.
A diretora social Aparecida Silva anunciou que os sócios veteranos vão receber homenagem da diretoria e receberão o kit campeão do boi Garantido.
Valorizando quem fundou e ajudou e ajuda a construir a história da brincadeira da saída de boi de rua, o Garantido mostra que não precisa contar lorota, apenas mostrar os fatos, para mostrar quem é o rei de Parintins.
Texto: Hudson LimaFotos: Paulo Sicsú/Ataíde Tenório