Na véspera da maior festa popular de Parintins, a alvorada do Garantido, que acontece hoje no curral Lindolfo Montverde, o presidente Telo Pinto, presta tributo aos torcedores que contribuíram para surgimento do Boi Brinquedo de São João.
A diretoria do Boi Bumbá Garantido promoveu ontem à tarde, 29, no auditório “
Vavazinho” da Cidade Garantido, uma festa em homenagem aos torcedores veteranos do boi de Lindolfo Monteverde. Na ocasião todos os sócios da agremiação folclórica, com idade acima dos 60 anos, receberam do presidente Telo Pinto, o “
Kit Torcedor”, com uma camisa da Festa da Alvorada do Boi, um boné vermelho com símbolo do bumbá e uma bandeira encarnada, trazendo a estampa do Boi do Povão.
ValorizaçãoO encontro contou ainda com a presença do apresentador Israel Paulain que acompanhado dos torcedores mais antigos do Garantido, cantou as melhores toadas que marcaram época, desde os tempos de Lindolfo Monteverde. “
Esse é o nosso compromisso de resgate da tradição e valorização as pessoas que já contribuíram muito com o Boi. Então esse é o nosso reconhecimento aqueles contribuíram para o surgimento do Garantido”, afirmou o presidente. Ele fez questão de destacar o empenho de todos os diretores da entidade. “
De parabéns toda a diretoria que não mediu esforços para em proporcionar momentos como esse, de pura emoção”, concluiu Telo.
EmoçãoUm dos momentos mais emocionantes aconteceu quando Israel Paulain entoou a toada “
Anunciei boi na cidade” em homenagem ao mestre Lindolfo Monteverde, criador do Garantido. O público encarnado, formado por veteranos e veteranas da Baixa de São José, não ficou parado um só momento e com os braços balançando prá-lá e prá-cá, cantavam acompanhando o apresentador Isarel Paulain o bordão que se tornou marca da Nação Vermelha e Branca: “
Quem é do Garantido levante o braço/ Mas quem é do Boi Garantido que levante o seu braço/ É o boi do povão e cante comigo. E o turma respondia: “Ô, ô”.
RelembrandoPara Eunice Costa de Medeiros, a Dona Rosinha, 66 anos, ações como essa são de grande valor, por se tratar de momentos em que os torcedores da velha guarda se reencontram e recordam dos tempos em que brincavam de boi bumbá. “
Pra mim é muita alegria em compartilhar de oportunidades junto com meus colegas de antigamente”, diz Dona Rosinha. Outro veterano que se mostrou bastante emocionado, foi seu Rainudo Barbosa. Ele contou que brinca no Garantido desde os tempos de Lindolfo Monteverde. “
Naquele tempo a gente confeccionava nossa própria fantasia. Hoje não, o boi doa para o brincante. Até o ritmo das toadas mudaram”, relembra.
O presidente Telo Pinto fez questão de citar o nome de João Batista Monteverde, filho do mestre Lindolfo e do Áureo Pena, em reconhecimento de todos os veteranos do Garantido.
Texto: Marcondes MacielFoto: Paulo Sicsú