Mais de 25 mil torcedores do povão de Parintins brincaram o autêntico boi de rua, como nos tempos do mestre Lindolfo Monteverde
As ruas da “
parte de cima da ilha” em Parintins (a 350Km de Manaus) ganharam a presença do boi Garantido na mais tradicional brincadeira folclórica na cidade, a Alvorada Vermelha, após a festa no Curral Lindolfo Monteverde, na madrugada de 01 de maio. Mais de 25 mil torcedores acompanharam o maior campeão do festival folclórico de Parintins pela rodovia Odovaldo Novo, rua Vicente Reis, Praça do São Bendito, Avenida Amazonas até a chegada na Praça da Catedral as 06 horas da manhã. Na praça da Catedral, segundo o sargento Luis Carlos Malcher, responsável pela guarnição da PM no evento, mais de quatro mil pessoas também aguardavam o romaria vermelha.
Em cima do trio elétrico, o levantador de toadas Robson, o apresentador Israel Paulain, o amo Tony Medeiros e o garotinho de ouro Paulo Faria entoaram as toadas que embalaram a história campeã do Garantido.
O boi Garantido, autêntico “
Rei da Baixa de São José”, estava cercado pelo povo, vaqueirada, Comando Garantido e a batucada nota dez. A Festa teve presença de torcedores famosos como o humorista da “
Praça é Nossa” Marcelo Nóbrega do SBT e anônimos como a auxiliar de serviços gerais Emanuela de Freitas, em comum o gosto da emoção de estar na saída de boi de rua do Garantido. Jornalista e repórteres de Manaus e várias partes do Região Norte, vieram para cobrir o evento.
Batucada reverencia o criadorEm frente ao curralzinho da Baixa onde tudo começou, foi cantada a toada “
Sinal de Guerreiro”, composta por Lindolfo Monteverde e “
Rufar do Tambor” de Emerson Maia, recordando a época onde a alvorada era iluminada penas pelos “
clarões das lamparinas”. Além do Garantido, o poeta da baixa Lindolfo também criou a alvorada vermelha que em 2010 completou 97 anos de existência. Os batuqueiros da baixa, que caminhavam atrás do boi Garantido, reverenciaram o curralzinho. “
Desde o tempo que eu me conheço, meu pai já fazia a alvorada brincando com o boi pelas casas. O Garantido sempre continua com sua tradição assim como ordenou seu criador Lindolfo Monteverde”, disse Maria Monteverde, filha de Lindolfo, integrante há mais de cinco décadas da batucada.
Sonhos realizadosPor onde passou o boi da promessa foi acariciado, beijado por seus torcedores que com sentimento aflorado declaravam seu amor. “
Há mais de 20 anos venho a esta festa. Está aqui significa participar desta festa maravilhosa, pois com certeza o Garantido será bi-campeão”, disse o médico oftalmologista, Jacob Cohen. No percurso foram lembrados nomes de torcedores históricos que acompanharam a brincadeira iniciada em 1913, ainda na avenida Vicente Reis, a batucada e os cantores silenciaram para homenagear a ex-brincante Maria Marchão, falecida ano passado.
O Garantido realizou sonhos de torcedores que mesmo com necessidades especiais, algumas na cadeira de roda, puderam sentir o carinho do Brinquedo de São João. "
Aqui é o rumo do campeonato do bi. Essa festa tem igual importância para a nossa diretoria", disse o vice-presidente da diretoria Marcu Aurélio de Medeiros.
Na frente da Igreja de São Benedito, momento de fé, ao som da toada de Chico da Silva, os milhares de torcedores mostraram respeito ao santo preto, protetor dos pescadores da baixa.
“
A alvorada vem provar que o Garantido é superior pela emoção, paixão. Nós somos loucos torcedores. É muita emoção, pois hoje como presidente do Garantido posso fazer mais e com certeza com muito trabalho e garra vamos vencer o Festival”, afirmou o curumim da baixa Telo Pinto.
ApoteosoO Garantido símbolo maior da brincadeira na Alvorada Vermelha teve como tripa o item substituto Arnaldo Bubá, porque Denildo Piçanã tripa oficial, o pajé Andre Nascimento e a cunha Poranga Tatiane Barros estão viajando a Itália.
Com um xeque-xeque Telo Pinto comandou a batucada com Alessandro Cabral e Clemilton Peara. O dirigente encarnado também por alguns momentos foi o tripa do Garantido. A rainha do folclore Patrícia de Góes, a Sinhazinha Ana Paula Ianuzzi, a Porta Estandarte Raissa Barros e os artistas de ponta, fizeram questão de caminhar ao lado da galera.
Antes da chegada na Praça da Catedral, o Garantido fez ainda a homenagem a sua madrinha Maria Ângela Faria. Do trio elétrico o apresentador Israel Paulain resumiu o momento e também mandou um recado a quem pensava que a Alvorada Vermelha estava ameaçada. “
A nossa força está na galera, em cada um de vocês torcedores apaixonados. podem comprar qualquer pessoa. E aviso quem quiser pode se vender. Mas nunca poderão comprar um milhão, dois milhões de torcedores. E eu sou um torcedor”, falou Israel, recebendo os aplausos do público. Desde ano passado apenas Israel Paulain, o amo Tony Medeiros e Paulino Faria comandam o trio elétrico do Garantido, na saída vermelha.
O espetáculo de tradição folclórica foi terminou apoteoticamente com uma queima de fogos. Quando os milhares de torcedores encerraram o evento o sol vermelho já iluminava Parintins.
Texto: Márcio Costa/Hudson Lima (assessoria de imprensa)Fotos: Ataíde Tenório, Elcio Farias e Paulo Sicsú.(assessoria de imprensa)