O dono do Garantido impôs forma dinâmica, novas poesias e letras fortes e já derrotou seis amos do contrário na arena do bumbódromo
João Wellington de Medeiros Cursino, o Tony Medeiros é Amo oficial do Boi Bumbá Garantido desde 1996, quando substituiu João Batista Monteverde, filho do Mestre Lindolfo. Ele é figura parte do trio máximo da brincadeira do boi bumbá ao lado do boi Garantido e da Sinhazinha da Fazenda Ana Paula Ianuzzi.
Durante todo esse tempo, somente por 2 anos Tony esteve ausente do festival folclórico, uma em 1998 quando se apresentou no Park dos Príncipes, primeiro por ocasião da copa do Mundo da França para cantar toada de Parintins aos nossos irmão franceses, e depois em 2002, quando por problemas pessoais com um ex-presidente foi afastado do posto.
No ano seguinte Tony estava de volta a arena, ainda mais forte e mais empolgado, neste ano deu de presente a Nação Vermelha e Branca a toada “
Boi de Pano” executada por encarnados e contrários pela letra forte.
Sobre o ano em que foi afastado por problemas pessoais, Tony afirma que mesmo magoado pelo afastamento, nunca pensou em mudar de boi, pois não conseguiria trair o seu coração. “
Estou vivendo um dos melhores momentos de minha carreira dentro do meu amado Garantido”, diz o poeta versador.
Com embasamento teórico da brincadeira de boi, Medeiros tem sintonia com os segmentos do bumbá e os itens individuais. “
Ele é verdadeiro, fala o que quer, não esconde suas idéias, faz questão de dizer o que pensa e o mais importante de tudo, tem um coração de torcedor, assim como eu e mais de um milhão de torcedores”, resumiu o apresentador do Garantido Israel Paulain, que não esconde satisfação de conviver há mais de quinze anos com o amo campeão.
Compositor de mais de 100 toadas, algumas só e outras em parceria, Tony tem é um dos mais respeitados e consagrados ícones desse gênero no festival. “
Ainda na audição percebemos que está toada é mais um sucesso que marcará o festival de Parintins e a apresentação do Garantido”, diz o compositor, músico e produtor do disco Paixão Fred Góes sobre a toada “
Boi de Pano 2” de Tony Medeiros.
Versos de causar invejaO certo é que em 12 anos de disputa, Tony tem um perfil de causar inveja. Venceu 9 vezes e perdeu apenas 3. Durante esse tempo o contrário já teve que substituir 6 Amos, que vão de Machado a Prince do Boi, passando inclusive pelo próprio Edílson Santana que já sentiu o gostinho de ser derrotado por Tony na arena. Medeiros perde apenas em número de vitória, para outro ícone do Festival e o ex-apresentador Paulinho Faria, que defendeu por 26 anos o item.
A força letras e simplicidade dos versos o Amo do Garantido não esconde a inspiração vem da força dos veteranos do Garantido. “
É olhar para o passado vê esses homens e mulheres da velha guarda que deram tudo por essa festa. A festa é popular e o povo da baixa teve participação determinante nesse processo desde Lindolfo, Mestre Ambrosio, Vavazinho, Badú, Seo Osmar Faria, JP, João Maia, dona Maria Ângela, dona Rosinha e tantos outros e outras”, revela.
Tony se intitula o defensor da Velha Guarda e quando tem oportunidade exalta nos eventos e até protesta quando eles não são bem reconhecidos. Uma das toadas mais executadas em Manaus e Parintins
“Vou Anunciar” onde a melodia traz a “
força e garra da cultura popular” nasceu do desejo de engrandecer esse segmento.