Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Batucada Mirim apaixona com inovação e tradição

20/05/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Itens e Batucada Mirim
A nova geração do Boi Garantido foi bem representada pela Batucada Mirim, em sua primeira apresentação oficial em 2010, na Cidade Garantido. O público em sua maioria formado por pais, admiradores além de  diretores da associação que prestigiou o evento se emocionou ao presenciar o talentos dos 120 pequenos ritmistas que compõe a batucadinha, como é carinhosamente chamada.



Do grupo, sete representam os itens individuais. A sinhazinha é representada por Naomi Gisele Monteverde Gonçalves; Fernanda Monteverde é a cunhã poranga; Daniela Monteverde, a porta-estadarte; Gabriele Monteverde, a rainha do folclore e Jackson Reis é tripa do Garantido. Apenas o pajé não se apresentou.“É muito legal participar dessa brincadeira. Meu sonho é ser cunhã poranga de verdade e com certeza vou conseguir, afirmou a pequena Fernanda, que atua como item oficial na brincadeira.

 

A exibição foi uma demonstração do que a renovação pode conviver de forma harmônica com a tradição folclórica. A maioria das toadas acompanhadas pela Batucada Mirim faz parte das chamadas antológicas entre elas “Turma de Fé”, “Anunciei Boi na Cidade” e muitas outras. “Nós respeitamos a tradição. Eles gostam muito dessas toadas. Além disso, quando muitas dessas crianças passam pra Batucada “principal” eles não sentem dificuldade, pois nós trabalhamos com toadas de diversas épocas”, disse o peara da Batucada Mirim, Ivony Monteverde.

Eles são o futuro do Garantido. É muito importante que possamos ensinar essas crianças como muito carinho, garra, amor, criatividade assim como no tempo do meu pai”, falou Maria de Carmo Monteverde, filha de Lindolfo, que também é batuqueira da baixa.

Ozório Melo que coordena a Batucada Campeã disse que o Garantido ganha muito em apostar nas novas gerações. “Investir nessas crianças é algo importante para o boi. Além de encher os olhos da nação vermelha e branca com talento que nós assistimos, essas mesmas crianças farão o Boi Garantido amanhã”.



A coordenadora geral do projeto Batucada Mirim, Ana Denise Monteverde informou que os ensaios da “batucadinha” iniciaram no dia 23 de abril. De acordo com Ana Denise, os ritmistas estão sendo convidados para participar de diversas programações na cidade. “Temos que dividir o grupo em dois para poder dar conta de todas as festas que a Batucada Mirim é chamada”, afirmou.

O projeto Batucada Mirim existe há 07 anos. Os ensaios acontecem as terças, quintas e sábados, as 17 horas, na Cidade Garantido. Congrega crianças de todos os bairros da cidade, mas sua maioria vem da Baixa de São José. Tem como madrinha a primeira dama do município Michele Valadares Garcia e conta com todo apoio da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, por meio do presidente Telo Pinto.

Alguns adolescentes destaques na Batucada Mirim desde 2005 passaram a atuar na Batucada Nota Dez, a principal do Garantido, tento diferencial o toque inimitável criado ainda na época das lamparinas pela turma de Lindolfo Monteverde.

 
Texto: Márcio Costa
Fotos: Ataíde Tenório e Paulo Sicsú