A nova geração do Boi Garantido foi bem representada pela Batucada Mirim, em sua primeira apresentação oficial em 2010, na Cidade Garantido. O público em sua maioria formado por pais, admiradores além de diretores da associação que prestigiou o evento se emocionou ao presenciar o talentos dos 120 pequenos ritmistas que compõe a batucadinha, como é carinhosamente chamada.
Do grupo, sete representam os itens individuais. A sinhazinha é representada por Naomi Gisele Monteverde Gonçalves; Fernanda Monteverde é a cunhã poranga; Daniela Monteverde, a porta-estadarte; Gabriele Monteverde, a rainha do folclore e Jackson Reis é tripa do Garantido. Apenas o pajé não se apresentou.“
É muito legal participar dessa brincadeira. Meu sonho é ser cunhã poranga de verdade e com certeza vou conseguir, afirmou a pequena Fernanda, que atua como item oficial na brincadeira.
A exibição foi uma demonstração do que a renovação pode conviver de forma harmônica com a tradição folclórica. A maioria das toadas acompanhadas pela Batucada Mirim faz parte das chamadas antológicas entre elas “
Turma de Fé”, “
Anunciei Boi na Cidade” e muitas outras. “
Nós respeitamos a tradição. Eles gostam muito dessas toadas. Além disso, quando muitas dessas crianças passam pra Batucada “principal” eles não sentem dificuldade, pois nós trabalhamos com toadas de diversas épocas”, disse o peara da Batucada Mirim, Ivony Monteverde.
“
Eles são o futuro do Garantido. É muito importante que possamos ensinar essas crianças como muito carinho, garra, amor, criatividade assim como no tempo do meu pai”, falou Maria de Carmo Monteverde, filha de Lindolfo, que também é batuqueira da baixa.
Ozório Melo que coordena a Batucada Campeã disse que o Garantido ganha muito em apostar nas novas gerações. “
Investir nessas crianças é algo importante para o boi. Além de encher os olhos da nação vermelha e branca com talento que nós assistimos, essas mesmas crianças farão o Boi Garantido amanhã”.
A coordenadora geral do projeto Batucada Mirim, Ana Denise Monteverde informou que os ensaios da “
batucadinha” iniciaram no dia 23 de abril. De acordo com Ana Denise, os ritmistas estão sendo convidados para participar de diversas programações na cidade. “
Temos que dividir o grupo em dois para poder dar conta de todas as festas que a Batucada Mirim é chamada”, afirmou.
O projeto Batucada Mirim existe há 07 anos. Os ensaios acontecem as terças, quintas e sábados, as 17 horas, na Cidade Garantido. Congrega crianças de todos os bairros da cidade, mas sua maioria vem da Baixa de São José. Tem como madrinha a primeira dama do município Michele Valadares Garcia e conta com todo apoio da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, por meio do presidente Telo Pinto.
Alguns adolescentes destaques na Batucada Mirim desde 2005 passaram a atuar na Batucada Nota Dez, a principal do Garantido, tento diferencial o toque inimitável criado ainda na época das lamparinas pela turma de Lindolfo Monteverde.
Texto: Márcio CostaFotos: Ataíde Tenório e Paulo Sicsú