Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Carmona reúne artistas e define estratégias de arena

26/05/2010, Josene Araujo - Assessoria de Imprensa do Caprichoso

Faltando 29 dias para o 45° Festival Folclórico de Parintins, o presidente do boi Caprichoso Carmona Oliveira reuniu com artistas de galpão, definindo as estratégias de trabalho de finalização do boi de arena. Carmona agradeceu o empenho dos artistas que durante cinco anos de sua gestão tiveram o compromisso com o Festival proporcionado pelo Caprichoso.


Ele destacou a valorização da mão-de-obra dos artistas, dando a eles os direitos trabalhistas, pagando em dia os salários, investindo na segurança e saúde. "Neste ano criamos um seguro de vida para 300 artistas na agência Bradesco, contratamos dois engenheiros para dentro dos galpões. A cada quinze dias pagamos uma folha de R$ 400 mil, porque hoje o nosso boi tem credibilidade junto às instituições que acreditam na nossa responsabilidade com a festa de Parintins", disse.

O presidente agradeceu pelo entendimento que os artistas tiveram quando a diretoria enfrentou dificuldades. "A cada ano aumentam as fiscalizações, o boi se moderniza e nós precisamos acompanhar, obrigado porque vocês tem compartilhado conosco da nossa gestão, e em nenhum momento vocês criaram problemas que afetasse a administração do boi", declarou. 

Carmona pediu que os trabalhadores atendessem aos pedidos dos artistas que estão estendendo o horário de trabalho para acelerar as obras. "O galpão não vai ultrapassar seu horário de trabalho, mas precisamos acelerar e cumprir o nosso cronograma porque as nossas alegorias estarão nas ruas a partir do dia 21 de junho", disse.

Artistas afirmam: Carmona implantou a democracia

Os artistas do Boi Caprichoso reconheceram o trabalho do presidente e se manifestaram dizendo que Carmona trouxe a "democracia" para dentro dos galpões. O escultor Claudenor Alfaia "o Nonoca" disse que está a quinze anos no Caprichoso que alcançou o nível da democracia. "Aqui nós temos a oportunidade de falar de exigir mais, e o Carmona tem essa capacidade de nos escutar para evitar que qualquer problema atrapalhe nosso desempenho", ressaltou.



O Mestre Jair Mendes disse que durante toda sua trajetória de boi bumbá viu apenas um presidente dialogar com os artistas. "Nunca um presidente do boi contrário teve a coragem de conversar ou se quer agradecer pelo nosso trabalho, obrigado Carmona pelo seu respeito conosco", ressaltou.

Juarez Lima também se manifestou dizendo que "viu um boi de madeira se transformar em ferro e ganhar vida na arena, mas viu também um presidente que valoriza a arte parintinense. "Agradeço você Carmona pela prova de respeito que você nos deu", ressaltou.

Ozeás Bentes agradeceu pela confiança no trabalho e pela valorização humana. "Devo a Márcia Baranda que me trouxe para o Caprichoso, mas você Carmona é um diferencial pelo tratamento e pela oportunidade de dialógo", enfatizou.

O soldador Alessandro Santos, o "paródia" que até ano passado trabalhou no boi contrário disse que todos os artistas são peças importantes. "O Caprichoso é um grande orgulho para nós parintinenses, aqui me sinto feliz e respeitado, aqui eu posso dizer o que sinto, porque o presidente ouve", manifestou.

Rossy Amoedo declarou que o momento é de união no Boi. "Para mim que vivo mais fora de Parintins e vejo a dimensão da festa lá fora, é impossível imaginar a nossa cidade sem o Festival. O nosso esforço não será em vão é com essa união que vamos chegar ao Bumbódromo para vencer" enfatizou.

Karú Carvalho também exaltou a união e disse que o Caprichoso está mais feliz. "É com essa garra, que vamos chegar para vencermos na arena", declarou. Emerson Brasil, Teco Mendes e o diretor de galpão Jofre Lima também agradeceram o presidente. Os artistas consagram Carmona como um modelo de administrador que Parintins precisa para se desenvolver.

Caprichoso sai às ruas dia 29

O Conselho de Arte do Boi Caprichoso definiu a programação do primeiro Boi de Rua que acontece neste sábado dia 29. A Comissão do evento formada por integrantes dos setores do boi definiram a programação que inicia no Curral Zeca Xibelão onde acontece ensaio com as bandas oficiais, a saída pelas ruas que seguirá pela Avenida Nações Unidas, Rua Cordovil, Avenida Amazonas até a Catedral.

Na praça será armando um palco para um mega show com o levantador de toadas David Assayag, o apresentador Junior Paulain, o Amo Edilson Santana, Márcio do Boi, Banda oficial, Marujada de Guerra, CDC, Trup, Raça e FAB.

O Coordenador Edwan Oliveira informou que trinta equipes de artistas de galpão e oito de alegorias já estão organizados para satirizar o boi contrário. O levantador de toadas David Assayag, o Amo Edilson Santana, o apresentador Junior Paulain e o ex-amo Rei Azevedo estarão caminhando com a nação azul, disse Edwan.

Programação:

Curral Zeca Xibelão
  • 18:00 às 20:00 h – Elias Sonorização – toadas
  • 20:00 às 20:30 h – Edmundo Oram, Banda Canto Parintins e CDC
  • 20:30 às 21:00 h – Amarildo da Mata, Banda Canto Parintins e Trup
  • 21:00 às 21:30 h – Márcio do Boi, Banda Canto Parintins e CDC
  • 21:30 às 22:00 h –David Assayag, Banda Canto Parintins e Trup
Saída do Curral 22:15
  • 22:20 às 00 h – David Assayag, Jr.Paulain, Edilson Santana, Grupo Azul e Branco, Marujada até a Catedral
Show na Praça
  • 00:00 às 02:00 – David Assayag, Jr.Paulain, Edilson Santana, Márcio do Boi, Banda oficial, Marujada, Trup, CDC, Raça e FAB.