Faltando 29 dias para o
45° Festival Folclórico de Parintins, o presidente do boi Caprichoso Carmona Oliveira reuniu com artistas de galpão, definindo as estratégias de trabalho de finalização do boi de arena. Carmona agradeceu o empenho dos artistas que durante cinco anos de sua gestão tiveram o compromisso com o Festival proporcionado pelo Caprichoso.
Ele destacou a valorização da mão-de-obra dos artistas, dando a eles os direitos trabalhistas, pagando em dia os salários, investindo na segurança e saúde. "
Neste ano criamos um seguro de vida para 300 artistas na agência Bradesco, contratamos dois engenheiros para dentro dos galpões. A cada quinze dias pagamos uma folha de R$ 400 mil, porque hoje o nosso boi tem credibilidade junto às instituições que acreditam na nossa responsabilidade com a festa de Parintins", disse.
O presidente agradeceu pelo entendimento que os artistas tiveram quando a diretoria enfrentou dificuldades. "
A cada ano aumentam as fiscalizações, o boi se moderniza e nós precisamos acompanhar, obrigado porque vocês tem compartilhado conosco da nossa gestão, e em nenhum momento vocês criaram problemas que afetasse a administração do boi", declarou.
Carmona pediu que os trabalhadores atendessem aos pedidos dos artistas que estão estendendo o horário de trabalho para acelerar as obras. "
O galpão não vai ultrapassar seu horário de trabalho, mas precisamos acelerar e cumprir o nosso cronograma porque as nossas alegorias estarão nas ruas a partir do dia 21 de junho", disse.
Artistas afirmam: Carmona implantou a democraciaOs artistas do Boi Caprichoso reconheceram o trabalho do presidente e se manifestaram dizendo que Carmona trouxe a "
democracia" para dentro dos galpões. O escultor Claudenor Alfaia "
o Nonoca" disse que está a quinze anos no Caprichoso que alcançou o nível da democracia. "
Aqui nós temos a oportunidade de falar de exigir mais, e o Carmona tem essa capacidade de nos escutar para evitar que qualquer problema atrapalhe nosso desempenho", ressaltou.
O Mestre Jair Mendes disse que durante toda sua trajetória de boi bumbá viu apenas um presidente dialogar com os artistas. "N
unca um presidente do boi contrário teve a coragem de conversar ou se quer agradecer pelo nosso trabalho, obrigado Carmona pelo seu respeito conosco", ressaltou.
Juarez Lima também se manifestou dizendo que "
viu um boi de madeira se transformar em ferro e ganhar vida na arena, mas viu também um presidente que valoriza a arte parintinense. "Agradeço você Carmona pela prova de respeito que você nos deu", ressaltou.
Ozeás Bentes agradeceu pela confiança no trabalho e pela valorização humana. "
Devo a Márcia Baranda que me trouxe para o Caprichoso, mas você Carmona é um diferencial pelo tratamento e pela oportunidade de dialógo", enfatizou.
O soldador Alessandro Santos, o "
paródia" que até ano passado trabalhou no boi contrário disse que todos os artistas são peças importantes. "
O Caprichoso é um grande orgulho para nós parintinenses, aqui me sinto feliz e respeitado, aqui eu posso dizer o que sinto, porque o presidente ouve", manifestou.
Rossy Amoedo declarou que o momento é de união no Boi. "
Para mim que vivo mais fora de Parintins e vejo a dimensão da festa lá fora, é impossível imaginar a nossa cidade sem o Festival. O nosso esforço não será em vão é com essa união que vamos chegar ao Bumbódromo para vencer" enfatizou.
Karú Carvalho também exaltou a união e disse que o Caprichoso está mais feliz.
"É com essa garra, que vamos chegar para vencermos na arena", declarou. Emerson Brasil, Teco Mendes e o diretor de galpão Jofre Lima também agradeceram o presidente. Os artistas consagram Carmona como um modelo de administrador que Parintins precisa para se desenvolver.
Caprichoso sai às ruas dia 29O Conselho de Arte do Boi Caprichoso definiu a programação do primeiro Boi de Rua que acontece neste sábado dia 29. A Comissão do evento formada por integrantes dos setores do boi definiram a programação que inicia no Curral Zeca Xibelão onde acontece ensaio com as bandas oficiais, a saída pelas ruas que seguirá pela Avenida Nações Unidas, Rua Cordovil, Avenida Amazonas até a Catedral.
Na praça será armando um palco para um mega show com o levantador de toadas David Assayag, o apresentador Junior Paulain, o Amo Edilson Santana, Márcio do Boi, Banda oficial, Marujada de Guerra, CDC, Trup, Raça e FAB.
O Coordenador Edwan Oliveira informou que trinta equipes de artistas de galpão e oito de alegorias já estão organizados para satirizar o boi contrário. O levantador de toadas David Assayag, o Amo Edilson Santana, o apresentador Junior Paulain e o ex-amo Rei Azevedo estarão caminhando com a nação azul, disse Edwan.
Programação:Curral Zeca Xibelão- 18:00 às 20:00 h – Elias Sonorização – toadas
- 20:00 às 20:30 h – Edmundo Oram, Banda Canto Parintins e CDC
- 20:30 às 21:00 h – Amarildo da Mata, Banda Canto Parintins e Trup
- 21:00 às 21:30 h – Márcio do Boi, Banda Canto Parintins e CDC
- 21:30 às 22:00 h –David Assayag, Banda Canto Parintins e Trup
Saída do Curral 22:15- 22:20 às 00 h – David Assayag, Jr.Paulain, Edilson Santana, Grupo Azul e Branco, Marujada até a Catedral
Show na Praça- 00:00 às 02:00 – David Assayag, Jr.Paulain, Edilson Santana, Márcio do Boi, Banda oficial, Marujada, Trup, CDC, Raça e FAB.