Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido desafia o contrário com Fábula do Rouxinol

31/05/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Fábula do Rouxinol: “Voa, voa urubu, voa alto lá no céu para ver tua besteira, teu ridículo papel. Xô, xô, xô, sai urubu, vai cumprir a tua sina. Traiçoeiro Rei Uru, ave de rapina

Há menos de 30 dias para a disputa na arena do Bumdódromo a diretoria do boi Garantido mostrou, através da Festa Vermelha e Branca, que vem determinada em busca do bi campeonato.



O ponto alto do evento, realizadoa neste sábado, 29, no curral Lindolfo Monteverde, ficou por conta do lançamento da toada de desafio “Fábula do Rouxinol”, uma sátira ao boi contrário de autoria do poeta da Baixa de São José, Emerson Maia. “É uma tradição no Garantido sempre lançar toadas de desafios. O folclore é isso, envolve brincadeira também e faz parte da festa”, disse Emerson Maia.

Marca

Para o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes, o Festival Folclórico de Parintins é feito de rivalidade e as toadas de desafio são uma marca no Garantido. “Na história de desafios, nós temos muito mais e melhores toadas de desafios que o contrário. Agora, sempre com o cuidado de levar o desafio no sentido pleno da brincadeira do boi. Ou seja, quem diz tem que ouvir e o desafio aquece a brincadeira”, justifica Góes.

Vibração

Apesar da chuva que caiu por mais de 06 horas na cidade, a nação vermelha e Branca lotou o Curral Lindolfo Monteverde e vibrou com o espetáculo. A festa começou com a apresentação das bandas oficiais do bumbá. Depois foi a vez do apresentador Israel Paulain deixar em êxtase o público ao ritmo cadenciado da Batucada. A galera, acompanhada dos coreógrafos do Comando Garantido vibrava em cada toada executada e os dançarinos da Companhia de Dança Garantida Show realizavam performances cênicas no palco.



Para completar a emoção em cada torcedor, a Rosa Vermelha Márcia Siqueira subiu palco e ao lado de Israel Paulain embalou a noite. “Essa é a paixão do torcedor demonstrada na vibração, na garra e na emoção”, afirma o presidente Telo Pinto.

Para o vice-presidente Marco Aurélio de Medeiros o sucesso do evento é o reflexo da união entre diretoria, itens, artistas e o Movimento Amigos do Garantido, em Manaus. “Estamos prontos para dá sequências as vitórias do Garantido. É indiscutível nossa superioridades artística dentro da arena e a soberania dessa galera nas arquibancadas. Aqui é o termômetro do que vem para o Bumbódromo. Vamos de novo ensinar como se brinca de boi”, disse.



O amo do boi Tony Medeiros também participou com versos antológicos do Garantido. O levantador de toada Robson Júnior, 100% recuperado da cirurgia a qual se submeteu, soltou a voz e cantou de forma brilhante as toadas do repertório do Festival 2010. Tony e Robson fizeram um dueto na toada “Vou Anunciar”, acompanhado de um coral de milhares de vozes presentes no curral Lindolfo Monteverde.  A sinhazinha Ana Paula Ianuzzi e o Garantido desceram do palco e no meio do curral sentiram o calor da galera.

Fábula do Ruxinol

Sai pra lá rouxinol mercenário!!!

O encontro do poeta Emerson Maia, do apresentador Israel Paulain e do músico Fred Góes no palco do Vermelho e Branco marcou a festa do Garantido. Israel quebrou o roteiro de apresentação chamando Emerson Maia, que entrou no palco entoando “Lamento de Raça” hino conhecido pela letra forte em defesa da Amazônia. O compositor reviveu o tempo de levantador de toadas do Garantido. Foi às lágrimas, de emoção, festejado pela batucada e galera. A festa foi até as primeiras horas do domingo, com o tripa Denildo Piçanã evoluindo com o Boi Garantido.



Rouxinol era um cantor que cantava alegremente. Em urubu se transformou. Deu o bote da serpente. Sacaneou, fez chorar muita gente. Mudou de cor. Não come mais semente.  Chia, chia urubu, chia em cima da carniça, não te esquece da hiena para rir da tua cobiça. Voa, voa urubu, voa alto lá no céu para ver tua besteira, teu ridículo papel. Xô, xô, xô, sai urubu vai cumprir a tua sina. Traiçoeiro rei uru, ave de rapina.

É rouxinol ou urubu? Não, não é rei uru!

É rouxinol, urubu, ave de rapina e mercenário, e tem mais?

 
Fotos: Élcio Farias e Ataíde Tenório
Texto: Marcondes Maciel, Hudson Lima e Márcio Costa