Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A noite da Paixão e Tradição do Garantido

09/06/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

O Boi Bumbá Garantido e a nação Vermelha e Branca vão exaltar as tradição de seus brincantes na noite dos namorados dia 12 de junho, próximo sábado. A programação será aberta com a ladainha em homenagem a Santo Antonio, o santo casamenteiro, em seguida terá a solenidade de inauguração do Curral da Baixa, onde cresceu o Mestre Lindolfo Monteverde, criador do boi do Povão. A obra está em ritmo acelerado, sob supervisão de Fred Góes coordenador da Comissão de Artes e Osório Melo diretor administrativos, a arena estava desativa há mais de dez anos.

O presidente Telo Pinto disponibilizou mais de 100 mil reais para a infra-estrutura do local e contratou mais de 60 homens executores da obra. O dirigente do Vermelho não esconde de brincar naquele local onde iniciou como batuqueiro do Garantido. "Vamos agradecer a todos que construíram e constroem a historia do Garantido e a família Monteve esta sempre aqui. Eu fico emocionado quando falo sobre o curralzinho porque sou curumim da baixa, e eu sei qual é o sentimento de ser Garantido", diz;

A tradição de sair na noite dos namorados foi introduzida ainda nas ruas barrentas de Parintins, iluminada pelas lamparinas e fogueiras brincando na frente das casas. Além do mestre Lindolfo, animavam o evento a  turma mais querida do São José como; Didi-Faz-Tudo, Mestre Ambrósio, Seu Venâncio Porrotó, Maria Cucha-Chata, Dona Siloca e tantos outros que ergueram a construção da história do boi Garantido na véspera do dia de Santo Antonio. "Iremos fechar a parte de cima da cidade a programação de boi bumbá neste sábado é aqui no curral. Somos o boi da tradição", aposta o vice-presidente do Garantido Marco Aurélio de Medeiros, que está em Brasília, mantendo encontro com futuros parceiros do boi Garantido.

Os netos e bisnetos da Lindolfo Monteverde querem após a ladainha de sábado servir tacacá, munguzá, bolo de macaxeira, pé-de-moleque e até o famoso tarubá. Dona Maria Monteverde está ansiosa para ver este momento. “Parece que estou vendo toda aquela movimentação aqui na nossa casa, porque aqui é a casa do Garantido, o boi que meu pai criou, depois ajudado por centenas de pessoas, humildes como ele. Hoje Parintins tem o desenvolvimento e é o que é hoje por causa do Garantido. Vamos rezar, cantar, brincar e sair para as ruas de Parintins”, aposta a Maria, que é filha do mestre Lindolfo.

A energia positiva da emanada do antigo curral, que passa pela revitalização ultrapassou os portões e nas residências ao entorno as pessoas enfeitas as ruas com bandeirolas, aguardando o momento da chegada da inauguração e da passagem do boi bumbá Garantido.