Prestigiar a cultura de um povo é reencontrar a história e a tradição e neste sábado o Boi Bumbá Garantido sai a partir das 21h nas ruas da cidade para marcar o dia 12 de junho, dia de Santo Antônio e dia dos namorados. Torcedores apaixonados enfeitam suas casas para o Touro Branco brincar ao redor da fogueira. O coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes afirma que o povo de Alma Vermelha cumpre todos os anos o legado deixado pelo poeta Lindolfo Monteverde de levar o Boi Garantido para brincar na frente das casas como antigamente.
A data também vai marcar a inauguração do Curral da Baixa de São Jose, berço onde o mestre Lindolfo Monteverde criou o Boi Garantido. Na programação que inicia a partir das 16h, apresentação de quadrilhas junina, ladainha em homenagem a Santo Antônio, apresentação da Batucada Mirim e Banda da Universidade do Folclore e à noite solenidade de inauguração do Curral. O momento destaca o presidente Telo Pinto é o resgate do berço do folclore da Ilha Tupinambarana e o reconhecimento primeiro à família Monteverde e a todos que contribuíram para a criação do Touro Branco.
Na Baixa de São José, reduto genuinamente Garantido, as ruas já estão enfeitadas só esperando o momento do boi passar. Na casa de dona Ana Cândida Reis, na rua Armando Prado, onde o Boi brinca todo dia 12 de junho, o amor pelo Vermelho e Branco está presente em todos os lugares. Na fachada da residência, uma bandeira encarnada recepciona quem chega. Na sala a imagem de Nossa Senhora do Carmo e a ternura de uma criança, além da figura do boi com o coração na testa.
Dona Cândida, de 73 anos, todos os anos prepara os adereços e bandeirolas para enfeitar a frente da casa. O carinho que dona Cândida tem pelo Garantido é compartilhado pela filha Mara e pela neta Jakeline. Ela se orgulha de todos os anos receber no dia dos namorados rosas vermelhas do Boi Garantido. Ela faz questão da mostrar as flores com quem mostra um verdadeiro tesouro.
A professora Lucila Góes de família tradicional de torcedores Garantido conta o relógio o momento de por os pés no curral onde Lindolfo Monteverde, criou o boi do Povão.
No curral da Baixa de São José, os últimos retoques de acabamento são feitos para a inauguração. Depois da pintura, o berço da cultura de boi-bumbá de Parintins vai ser reestruturado e a brincadeira vai acontecer como antigamente, afirma Fred Góes, ressaltando que isso nada mais é que um tributo ao criador do Garantido.
A saída do Garantido no dia dos namorados é uma das marcas do folclore popular de Parintins. O Boi deixa o curral da Baixa ás 9h, seguindo pela rua Vicente Reis, rua Armando Prado, Senador Álvaro maia, Avenida Amazonas onde brinca em frente a Catedral, depois cominha pela rua João Melo com chega na praça Digital Cristo Redentor.
Texto Marcondes MarcielFotos: Paulo Sicsú/Ataíde Tenorio