Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Inauguração curral: Um dia glorioso para o povo de alma vermelha

14/06/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido inaugurou ontem, a revitalização do curralzinho da baixa de São José. Com a presença do prefeito Bi Garcia, representante da Câmara Municipal, família Monteverde, diretores e torcedores do bumbá, o presidente Telo descerrou a placa da obra que recebeu investimentos que ultrapassaram os R$ 100 mil.

A obra concebida pela comissão de Artes e família Monteverde contemplou a construção da capela em homenagem a São João Batista, Memorial Lindolfo Monteverde que será uma réplica da casa do poeta, ampliação do palco, construção de arquibancada, área vip, bares e banheiros.



O descerramento da placa, o hasteamento da bandeira e o corta da fita de inauguração foi realizada pelo presidente Telo Pinto, o prefeito Bi Garcia e os filhos de Lindolfo, João Batista, Maria e Raimunda, conhecida como “Mundicaia”.

O presidente Telo Pinto não se conteve e chorou ao lembrar de sua infância na Baixa e também das dificuldades que a diretoria enfrentou no decorrer da obra. “É um dia glorioso. Brinquei aqui nesse curral desde curumim. É um sonho realizado. A emoção é enorme pra mim, e com certeza, pra toda nação vermelha e branca. Estamos todos de parabéns, disse o presidente Telo Pinto, há apenas nove meses a frente da agremiação. O presidente que foi curumim da baixa, não segurou as lágrimas ao entregar a obra para a família de Lindolfo, representada pelos filhos.



O apresentador Israel Paulain, vereador do PSDB, representou a Câmara de Parintins na solenidade. Para ele o local tem um sentido simbólico imensurável. “Aqui me apaixonei em 1988 pelo boi Garantido, quando fui integrante da batucada. Comecei a chamar o nosso Paulinho (Faria ex-apresentador, também presente no evento) neste local em junho de 1995 e fiz a minha estréia como cantor dia 13 de junho de 1998. Então aqui tem um pouco também de minhas raízes de torcedor”, disse Israel.

O prefeito Bi Garcia PSDB, parceiro do Garantido, disse que cada parintinense “tem um pouco da alma de guerreiro, que tinha o mestre Lindolfo”. O prefeito enalteceu o trabalho de toda a diretoria do boi Vermelho e Branco, destacando a austeridade administrativa imposta pela gestão Telo Pinto e Marco Aurélio de Medeiros. “O Telo tem um tino administrativo que poucas pessoas têm e ainda é torcedor apaixonado desse boi”, comentou.

A irresponsabilidade de algumas gestões recordou o prefeito, quase fizeram ir a leilão o espaço do curral da baixa em troca de dívidas. 

Raimundo Monteverde neto de Lindolfo discursou em nome da família destacando o sentimento de felicidade proporcionado pela reconstrução do local. “Há muitos anos fazíamos essa reivindicação para os dirigentes que por aqui passaram e hoje o presidente Telo torna isso uma realidade hoje. Quero agradecer as pessoas que lutaram para construir esse novo espaço principalmente a turma daqui da baixa de São José”, diz.

Velha Guarda

A inauguração da revitalização do curralzinho traz grande alegria a todos os torcedores vermelhos, mas em especial a “Velha Guarda do Garantido”. Dona Floripes dos Santos, 70, vai as lágrimas ao vê o berço da cultura do boi bumbá parintinense reestruturado.  “Uma coisa muito boa é ver o Garantido brincar no seu curral. E quando o boi for para as ruas, ele vem brincar aqui na minha casa”, afirmou emocionada a ilustre torcedora.  

As coisas que nós tanto almejávamos, nós conseguimos. Não é uma reforma, é uma construção. A família tá toda unida nesse momento de alegria. Agradeço muito a Deus e ao presidente Telo Pinto”, disse Maria do Carmo Monteverde, 75, filha de Lindolfo. Ela falou do 12 de junho, da data de grande importância para o clã Monteverde. “Papai tinha o santo dele, São João Batista, mas por causa da minha mãe Antônia Colares Monteverde, ele resolveu rezar todos os anos Santo Antônio, o santo dela”, conta Maria do Carmo, que também é batuqueira da Baixa.

A ladainha, os curumins e os veteranos do boi

Durante a inauguração teve a ladainha em homenagem a Santo Antonio. Um grupo de senhoras da Velha Guarda do Boi Garantido, mostrou a fé de toda a comunidade. A professora Elizabete Reis há anos não perde a programação e também é uma das rezadeiras.

A Batucada Mirim, formada por crianças a partir de 04 anos fez a primeira apresentação no curral da baixa. Os pequenos percussionistas fizeram o público mergulhar na inocência de cada som extraídos dos instrumentos.

A força da tradição do Garantido não faltou na inauguração. Grupo os Veteranos do Boi, ao comando do sócio José Maria Valente trouxe as toadas antológicas. O sócio Maxiliano Silva, que cantarolava versos na época de Lindolfo, apesar da idade avançada mostrou a garra no palco. João Batista Monteverde como na época do encontro das ruas barrentas de Parintins, desafio com versos o contrario. O acadêmico de Comunicação Social da UFAM, Elenilson Ramos, deficiente visual, foi apresentado como novo integrante do grupo. Ele cantou duas toadas do boi Garantido.

A brincadeira de rua, o rei uru e a festa na praça

As 21 horas, o Garantido homenageou os namorados na tradicional saída as ruas da cidade. Percorreu a Avenida Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Álvaro Maia, Avenida Amazonas, brincou em frente a Catedral do Carmo e se dirigiu a Praça Cristo Redentor onde se apresentou após pré show do contrário. “Nosso boi é tradição, é amor, é paixão, é tudo bom. Nós temos tradição. Não sei dizer o quanto tempo acontece a saída do boi. Só sei que não apenas dois anos”, alfinetou o torcedor André dos Santos.

Israel Paulain, a rosa Vermelha Márcia Siqueira e Paulinho Farias animaram o evento em cima de um trio elétrico, enquanto os vaqueiros circundavam o Garantido. O Boi do Povão caminhava no meio do povo, rodopiava na frente das residências onde tinha fogueira e distribuía rosas aos torcedores apaixonados.

Rei Uru satirizado nas ruas

Além da emoção de inaugurar a nova estrutura do curral, de homenagear os namorados, a saída de rua do Boi Garantido manteve a tradição de satirizar o contrário. Ao comando dos sócios Helio Assayag e Werner Cardoso, o povão conheceu o “Rei uru” novo personagem de chacotas na baixa de São José. Faz referência ao ex-levantador, David Assayag que assinou contrato com a diretoria do boi azul no valor R$ 380.00,00 em outubro de 2009, segundo publicação do Jornal A critica.



O Rei Urú veio estampado numa camisa, que trouxe ainda as figuras de um compositor e um músico formado na Batucada. Na camisa tem a frase “Meu amor é azul”. Ao lado milhares de notas de cem reais.

O “Rei uru” veio conduzindo o boi urú, mistura de rato, urubu e boi, criado há dois anos.  Os torcedores do Garantido também organizaram brincadeira com vestimentas referentes ao “Boi Melancia” e “Boi Mochila”. “Boi Melancia porque nos últimos cinco anos o contrário já comprou mais de 28 artistas nossos. Por fora ainda estão pretos, mas, por dentro já são vermelhos. Boi Mochila porque a saída tradicional é do Garantido e eles estão pegando carona na costa da prefeitura e mochila que vive pendurada”, explica Hélio, referendo-se ao fato da coordenadoria de cultura da prefeitura de Parintins haver criado a festa do dias dos namorados e o contrário aproveitou para desfilar nas ruas da cidade, coisa que nunca fez.



Avenida Lindolfo Monteverde

A Avenida Lindolfo Monteverde foi especialmente preparada para a inauguração da revitalização do curralzinho da baixa de São José. Cem por cento da via pública foi enfeitada com bandeirolas vermelhas. Desde o dia 20 de abril, uma equipe de aproximadamente 25 pessoas lideradas por Dona Nazaré Reis trabalhou nas madrugadas para deixar o lugar com as cores que representam o touro 28 vezes campeão do festival de Parintins. Aproximadamente 550 metros de TNT foram utilizados no trabalho. “Hoje quando chegamos a 100% da rua, chorei de emoção”, disse Nazaré.

Alguns dos guerreiros que participaram da ornamentação da Avenida Lindolfo Monteverde: Code, Luan, Augusto, Igor, Bené, João (amarrador oficial), Maiden, Negão, Raione, Lilian, Eliana, Japonês, Lourival e muitos outros. Dona Nazaré Reis agradece ao presidente Telo Pinto, Gean Jorge, Zezinho Faria e outros colaboradores que também foram responsáveis pelo enfeite.


Texto: Hudson Lima/Márcio Costa
Fotos: Ataíde Tenório/Elcio Farias