Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Israel e a Galera: A alquimia da vitória

16/06/2010, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Israel Paulain
A dupla vem arrebanhando sucessivas vitórias no festival folclorico e ajudando o boi do Povão a conquistar o festival

Uma receita perfeita, misturando a garra, determinação e o amor da galera item 19, com o talento, entusiasmo e a paixão de Israel Paulain item 01, resulta desde 2002 em sucessivas  e inquestionáveis vitórias do Garantido na arena do bumbodromo. Eles são loucos torcedores. Ele se declara louco torcedor. A alquimia da vitória conta os dias de entrar na arena e explodir de energia.



O amor do jovem apresentador, surgiu num local privilegiado, no antigo curralzinho da baixa, reinaugurado dia 12 de junho. Paulain então com seis anos em 1988, era um curumim pavúlo, no meio da batucada do boi Garantido. A cada toque do tambor, o coração batia mais forte e determinado. Aos poucos o pequeno batuqueiro, misturou-se aos demais setores do bumbá, até chegar a locutor oficial para chamar o ícone Paulinho Faria em 1995. 

Paulain massacrou nas três noites o então apresentador do contrário Arlindo Junior, na sua estréia em 2002 e de quebra deu a diretoria do Garantido a certeza que o item 01 estava bem defendido.

Israel hoje é a referencia do Garantido e a referencia da Galera quando o assunto é dedicação. O jovem perrexé, como é chamado nos galpões, conquistou um espaço no coração dos torcedores do Vermelho e Branco e até do contrário.



Ele passa um entusiasmo inexplicável. Até eu fico arrepiado quando o Israel pega o microfone. Fiquei emocionado por exemplo, no lançamento do Cd (16 de abril) quando ele abriu a nossa festa”, comenta o artista de ponta Francinaldo Guerreiro.

A partir de 2006, com direcionamento do teatrólogo Chico Cardoso, e supervisão de Fred Góes, Israel Paulain impôs nova forma de apresentar boi bumbá.  Apesar da dinâmica sempre mantém o respeito devido à nação do boi contrário, no entanto não mede esforços para vencer o Festival.

Eu apenas exprimo na arena toda a energia que recebo dessa torcida, dos artistas, dos demais itens. Na realidade o verdadeiro vencedor do festival e a nossa galera. Eu apenas represento todo o sentimento de amor que emana de cada torcedor”, diz Israel, com a humildade característica.

Ele ainda acumula a função Diretor Financeiro da Associação, cargo aceito após pedido do próprio presidente Telo Pinto. Ele se afastará no mês de Junho para dedicar-se exclusivamente ao trabalho de arena e ainda faz apresentação do programa radiofônico “Paixão”, na Rádio Clube e na Rádio Alvorada FM, onde mantém uma intimidade junto aos ouvintes.

Israel Paulain em 2010, mesmo não admitindo, é sim uma das peças mais fundamentais na engrenagem do Garantido, desde ano passado, principalmente com a identidade pelo amor ao Vermelho. "Da Cunhã Poranga, Amo do Boi, Rainha do Folclóre, Triba Oficial, Sinhazinha, Porta Estandarte, levantador de toadas e Pajé, até o batuqueiros, somos todos uma conjunto. No Garantido se faz festival dessa maneira, sou apenas uma peça nesta engrenagem vermelha", diz.

 

Fotos: Elcio Farias
Texto: Hudson Lima