PARINTINS - O Boi Caprichoso encerrou a primeira noite (25) do 45° Festival Folclórico de Parintins (
distante a 325 quilômetros de Manaus). A expectativa foi grande, em virtude da apresentação do levantador de toadas David Assayag, que retratou na poesia da toada que o caboclo transmite as emoções e extravasa sentimentos de esperança e de felicidade.
É por meio do boi de Parintins que celebra a cultura de um povo que se inspira na harmonia da floresta para compor o seu canto de amor ao folclore popular. Assim o boi Caprichoso exaltou a diversidade da vida na Amazônia, ao som dos tambores da marujada de guerra, nos versos do caboclo pescador, nos cantos e danças tribais, no encanto enigmático do boto sedutor, no rito sagrado de iniciação Sateré Maué.
Os Sateré Mawé realizam em meio a cantos, danças sagradas, o rito de iniciação masculina, conhecido como Yaperiá, onde os curumins da tribo pela força da tradição são convidados pelo tuxaua e cantador da tribo a introduzir suas mãos no interior da luva cheia de vorazes tucandeiras , formigas cujas ferroadas provocam dores e podem causar a morte. Nas crenças dos bravos sateré, as formigas fazem com que o espírito do curumin deixa para traz a inocência e fragilidade de criança e seja tomado de responsabilidade, pois os jovens sateré não pode temer a dor. Deve ter coragem e bravura para assim enfrentar os desafios e obstáculos da vida adulta.
Todos os itens são essenciais para a vitória, mas para ganhar na arena, o coletivo é essencial, já que nenhum talento individual ou apresentação ganham o festival sozinhos.
Os itens são responsáveis pela mesma quantidade de pontos e têm o mesmo peso, já que o regulamento de 2005 privilegia o destaque coletivo. Segundo o artigo 25, caso haja empate na pontuação geral , o desempate é feito pela soma dos pontos conquistados por meio dos itens coletivos. Somente se o impate persistir é que os itens individuais serão levados em conta.
A torcida ousou na coreografia da toada “
Chegada do meu Boi”. Já o mestre de cerimônias do Caprichoso, apresentador Junior Paulain estava vestido de Luiz Gonzaga e David Assayag usou fantasia inspirada em todos os símbolos do Boi da Francesa e Palmares As apresentações do boi azul, continuam hoje (26) e amanhã (27), onde o bumbá abrirá as duas noite.