A nação azul e branca comemora neste dia 20 de outubro, 97 anos de fundação do Boi Caprichoso. Uma trajetória que começa com os irmãos Cid vindos de Crato no Ceará em 1913, até Parintins, onde cumprem a promessa a São João Batista, criando o Boi Caprichoso.
Em 2010, o Boi de Parintins, Caprichoso alcança projeção internacional sendo ícone principal do Festival Folclórico, tornando-se a estrela do Brasil. Forte influenciador da cultura popular, do potencial econômico da região e comprometido com o social através da escola de Arte “
Irmão Miguel de Pascalle”, o Caprichoso consegue aos 97 anos fazer da arte a sua história.
A brincadeira de boi que chegou no século 19 na Amazônia, incorporou em Parintins elementos da cultura regional cabocla e indígena, valorizando a tradição do povo azul e branco. Na trajetória milenar estão às marcas de personagens que contribuíram com o fortalecimento do boi Caprichoso, entre eles administradores que assumiram um compromisso com Parintins.
No século 21 o boi Caprichoso entra para a história a ser presidido pela primeira mulher que com espírito de guerreira conduzirá o Touro Negro ao centenário em 2013. Márcia Baranda tem a missão de manter acessa a tradição, a cultura, o social e fortalecer cada vez a economia de uma cidade que se projeta para o futuro.
Para comemorar a data a diretoria do boi estará hoje nas emissoras de rádio, distribuindo brindes com os torcedores e ao meio dia fará a queima de fogos no Curral Zeca Xibelão.