O clima de descontentamento e de tamanha indecisão no Boi Garantido, motivaram o vice-presidente do bumbá, o comerciante Francisco Nunes de Souza a renunciar ao cargo para o qual foi eleito no último dia 25 de agosto. Francisco encaminhou uma nota à imprensa justificando os motivos da renúncia. Além da justificativa de falta de tempo para exercer o cargo no boi, já que os seus negócios particulares lhe tomam parte de dia, cerca de 12 horas, segundo a nota, Nunes também cita que não podia imaginar a situação complexa do boi Garantido.
A renúncia provocou mal estar no Garantido, porém o presidente José Walmir continua atuando com serenidade para não perder o controle do bumbá.
A nota assinada por Francisco Nunes e encaminhada à imprensa tem o seguinte teor:
'Meus amigos, minhas amigas, meus irmãos parintinenses, venho em público, através desta, agradecer aos 586 sócios do Boi-Bumbá Garantido que nos deram um voto de credibilidade e confiança na última eleição do dia 25 de agosto de 2002.
Quero agradecer a todos os componentes da diretoria atual pelo carinho e pela aceitação unânime do meu nome.
Um agradecimento muito especial ao meu amigo particular Sr. José Walmir de Lima que me convidou para compor sua chapa como vice-presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido.
Obrigado de todo o meu coração a todas as pessoas que acreditaram no meu trabalho, na minha responsabilidade, na minha honestidade e no meu amor, não só ao meu amor pelo Garantido, mas acima de tudo a essa terra querida e adorável, que se chama Parintins.
Contudo, meus irmãos e amigos, neste momento devo frustrá-los um pouco, comunicando a minha renúncia ao cargo de vice-presidente do Garantido.
O motivo, com certeza todos querem saber.
Meus amigos, eu trabalho uma média de 12 horas por dia e quase não me sobra tempo para outras atividades. Eu não imaginava antes, que a situação do Garantido fosse tão complexa.
Eu não me sentiria realizado, nem feliz, nem seria justo ocupar um cargo desta natureza sem poder atuar de um maneira forte e permanente com toda diretoria para tirar o boi Garantido do caos que se encontra.
Com certeza o nosso presidente, o Sr. José Walmir de Lima tem pessoas para me substituir, pessoas estas de muita credibilidade, também, e com tempo disponível para estar sempre do lado do Presidente.
Continuarei como sócio, admirador e torcedor do meu Boi Garantido, do Festival Folclórico e do progresso de Parintins.
Tudo que eu quero é amar e ser amado, é respeitar e ser respeitado por todas as pessoas desta terras querida, que eu aprendi a Amar.'assina: Francisco Nunes de Souza |