As mudanças que ocorrerão no projeto boi de Arena 2011 do Caprichoso são orientações dos sócios que fizeram críticas e sugestões à apresentação vitoriosa do boi azul, no festival folclórico do ano passado, durante a assembléia extraordinária realizada nesta sexta-feira, 14, na sede social da agremiação folclórica.
A diretoria do boi Caprichoso entende que o título do Festival não pode deixar a agremiação acomodada, mas comprometida em trazer o segundo título consecutivo do festival para o bairro de Palmares. “
Tivemos muitos erros e muitos acertos então entendemos que as pessoas que estão fora do projeto enxergam o desenvolvimento do trabalho melhor que a gente que está dentro das apresentações, daí a importância dessa interação com os nossos sócios”, justifica a presidente Márcia Baranda.
As apresentações foram avaliadas pelos blocos de julgamento do festival. Bloco “
A” comum musical, bloco “
B” cênico coreográfico e bloco “
C” artístico. A análise iniciou com o diretor do projeto, “
A magia que encanta”, Gil Gonçalves. Ele criticou a demora no desenvolvimento de alguns dos atos das apresentações do Caprichoso. “
Em uma das noites, desde a entrada do apresentador, até o final da exaltação folclórica o que seria realizado em 40 minutos ocorreu em uma hora. Isso não pode ocorrer e vamos corrigir”, disse.
O sócio Thiago Beloniel pediu, ao conselho de Arte, a valorização plástica da figura típica regional. Os conselheiros esclareceram que o Caprichoso venceu neste item e também concordaram com a opinião do sócio assegurando inclui - lá no desenvolvimento do projeto azul e branco.
O Sócio Aderaldo Reis solicitou da diretoria do bumbá que os itens do bloco “
A” cancelem sua agenda profissional uma semana antes do Festival para se dedicarem apenas ao Caprichoso. Os sócios também analisaram a apresentação individual de cada item. A presidente Márcia Baranda assegurou que todas as críticas, sugestões e elogios direcionadas aos itens serão apresentadas durante a reunião de avaliação com todos eles.
O diretor de Arena Edwan Oliveira avaliou a assembléia como um momento para o engrandecimento das apresentações do Caprichoso. “
Com o apoio da nação azul e branca e dos nossos sócios deixando a sua opinião, o projeto será digno do segundo título do Festival. O Caprichoso é isso. O sócio e o torcedor participam da formatação das apresentações tornando o nosso boi cada vez mais perfeito, mais bonito e mais grandioso”, concluiu o diretor.
A assembléia encerrou com os sócios assistindo as apresentações das novas coreografias das toadas 2011 do boi Bumbá Caprichoso.