Para o presidente do Boi Garantido é inadmissível que “
os representantes do boi contrário, não pensem na profissionalização do Festival Folclórico e apenas pensem no interesse particular”
A discussão do regulamento do Festival Folclórico de Parintins, realizada desde segunda-feira na sede da Secretária de Cultura do Estado (SEC), em Manaus, foi interrompida e suspensa por tempo indeterminado. Tudo porque os representantes do boi contrário Márcia Baranda, Markam e Derlam abandonaram a mesa de discussão, sem apresentarem justificativa plausivel. Os representantes do Boi Garantido Telo Pinto, o advogado Fabio Cardoso e Fred Góes, lamentaram a atitude insensata dos dirigentes do contrário.
Para o presidente do Garantido hoje é inadmissível que os representantes do boi contrário, não pensem na profissionalização do Festival Folclórico e apenas pensem no interesse particular. “
Queremos um festival com lisura e transparência. Viemos pra essas discussão preparados e com propostas. Estamos focamos em toda a estrutura do festival . É lamentável que desde do inicio das discussões os representantes do boi contrário tenham apresentado a intenção de bracar o andamento das conversas', frizou Telo .
O secretário de Cultura do Estado Robério Braga, participou apenas da discussão de segunda-feira 07, mas anunciou sua saída hoje pela manhã. Robério comentou aos dirigentes dos bumbas que algumas informações e declarações acabaram sendo deturpadas antes e durante a participação dele na discussão.
O presidente Telo Pinto parabenizou a postura tomada pelo secretário Robério Braga durante o dia de ontem. “
O secretário foi impecável e mediou com muita segurança a discussão. Foi uma pena ele haver saído do processo”, afirmou Telo.
O dirigente do Vermelho lamentou que “
os representantes do contrário, vieram aqui para não discutir nada. E o Garantido quer sempre aprimorar o festival”, disse Roberio. O regulamento do Festival Folclórico de Parintins é sempre alterado há cada três anos, ou quando há necessidade.
O boi Bumbá Garantido em uma das propostas, queria o aumento do número do corpo de jurados de 9 para 27, ou seja cada noite com 9 pessoas diferente.
O coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes, disse ser preciso haver maior responsabilidade com a festa proporcionada pelos artistas de Parintins. Fred salientou que acima das vaidades deve haver o entendimento para o coletivo.
Proposta Para Discussão do Regulamento- Inserir os estados da Região Norte, com exceção do Amazonas;
- Aumentar o número de jurados;
- Suprimir o §5º do art. 6º;
- Os jurados poderão ser escolhidos de capital ou do interior do estado sorteado;
- Não poderá compor o corpo de jurados os profissionais que exerçam cargos de chefia em funções públicas municipais, estaduais ou federais, como Secretários, Diretores, Assessores, por exemplo;
- Fica vedado mais de um jurado de um mesmo órgão e/ou instituição pública ou privada;
- Para o julgamento das impugnações, será permitida a presença dos representantes dos bois durante a discussão e apreciação por parte dos jurados;
- A inclusão de mais um relógio para área de concentração;
- Exclusão dos parágrafos 5º e 6º do art. 15;
- Suprimir o art.39;
- Diminuir o número de TUXAUAS ou Excluir do julgamento;
- Retirada dos jurados das laterais, de modo que voltem a ficar somente na parte frontal;
- Retirada dos tipos de fogos constante no art.43;
- Suprimir o art.48;
- Modificar a escolha dos jurados;
- Impugnação para o tempo;
- Revisão dos critérios de votação;
- Junção do item 16.
Assessoria de imprensa do Boi Garantido