Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

NOTA OFICIAL À IMPRENSA

09/02/2011, Assessoria de Imprensa do Caprichoso

Boi Caprichoso
A Presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda publicou nota à imprensa relatando os fatos ocorridos nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2011, período em que os bumbas de Parintins, representados por seus respectivos Presidentes Márcia Baranda e Telo Pinto discutiram a reforma do Regulamento Festival Folclórico de 2011.




NOTA OFICIAL

No dia 07 de fevereiro de 2011, as Associações Folclóricas Boi Bumbá Caprichoso e Boi Bumbá Garantido reuniram-se na Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas, com a intermediação do Secretário Dr. Robério Braga, para debater o Regulamento do Festival Folclórico de Parintins. Na referida reunião as duas agremiações apresentaram suas posições a respeito do regulamento em clima de respeito harmonia e produtividade.

Foi estabelecido em comum acordo, que os termos polêmicos seriam abertamente discutidos. Quando houvesse consenso, as mudanças seriam aceitas e implementadas. Quando houvesse divergência prevaleceria o regulamento anterior.

Dia 08.02.2011 o Secretário de Cultura Robério Braga afastou-se do processo alegando razões particulares. Mediante a saída do Secretário Robério Braga a Associação Folclórica Boi Bumba Caprichoso propôs a continuidade do processo de discussão e elaboração do novo regulamento, alegando a responsabilidade das duas agremiações com o evento de interesse do povo e do município de Parintins.

As conversas foram então retomadas. O Garantido propôs uma mudança de reposicionamento das cabines dos jurados, retrocedendo para o sistema anterior, na parte frontal, que já havia sido rejeitada previamente, por prejudicar a visibilidade do espetáculo pelo público das áreas laterais do Bumbódromo, o Caprichoso contestou, por entender que os interesses do público devem ser respeitados.

O Garantido insistiu em ampliar o número de jurados para 27, sendo 9 em cada dia, ignorando as dificuldades logísticas, financeiras e operacionais de tamanho absurdo. O Garantido irresponsavelmente propôs a redução do limite do tempo de 2 e 30 para 2:00 h, sem se preocupar com a viabilidade técnica e operacional do espetáculo.

O Caprichoso recorreu ao pacto assumido no primeiro dia do processo, através do qual as mudanças consensuais seriam implantadas, enquanto nos casos divergentes prevaleceriam as condições do regulamento anterior. O Boi Garantido recuou declinando do compromisso assumido no dia anterior e substituiu os dois representantes que participaram da reunião no dia 07.

Diante da intransigência do Garantido em aceitar as regras pactuadas, os seus representantes liderados pelo presidente Telo Pinto evadiram-se do local numa demonstração de desrespeito, fuga e desprezo pelo compromisso com o Festival e com as tradições do povo de Parintins e do Amazonas.

O Caprichoso permanece disposto a continuar discutindo para alcançar a renovação necessária do regulamento do Festival de Parintins aguardando uma postura mais séria, mais profissional e mais comprometida com as pessoas que representam o Garantido.

Márcia lamenta que o Presidente do Boi Garantido esteja tentando denegrir a imagem do Boi Caprichoso plantando na mídia matérias sem cunho verdadeiro.

Márcia lamenta que o Presidente do Boi Garantido esteja tentando denegrir a imagem do Boi Caprichoso plantando na mídia matérias sem cunho verdadeiro.

Márcia Auxiliadora Cardoso Baranda
Presidente da AFBBC