A perfeição das coreografias e a desenvoltura das fantasias em consonância com as toadas levou as milhares de pessoas ao delírio
O boi Garantido, um dos símbolos da cultura do Amazonas, iniciou sábado (26), o que para inúmeros pode ser uma nova fase na história da arte dos bumbás. Munido de técnicos, percussionistas e artistas, o Boi da Baixa de São José gravou o
CD e o DVD, no Curral Lindolfo Monteverde, na Cidade Garantido, em Parintins, impondo ousadia e tradição. Toda a gravação esteve sob o comando do engenheiro de áudio Bill R, que prometeu marcar história no festival. “
Quero deixar este trabalho como referência para os bois”, disse. O presidente do boi vermelho, Telo Pinto, acrescentou que a partir dessa gravação o boi passa a outra fase de sua históriam no que se refere a gravação do disco do festival. “
Estamos fazendo história e daqui para frente será assim a gravação”, afirmou.
A Cidade Garantido recebeu dez mil pessoas que foram fazer côro à gravação. Entre elas, a estudante Kedma Fonseca, que veio de Belém para acompanhar a festa. "
Não poderia deixar de participar deste momento. Tudo está perfeito", disse.
No primeiro ato do espetáculo, o apresentador Israel Paulain adentrou ao palco para fazer a tradicional contagem que incendiou a galera do Garantido. Logo em seguida, o levantador Sebastião Junior mostrou porque é mais uma vez a sensação do festival de Parintins. Entoando a toada “
Miscigenação”, que promete ser a toada vermelha do festival, o levantador levou a galera ao delírio. Firme e muito a vontade, “
Sabá” cantou e brincou com os torcedores. Logo depois foi a vez do pajé Andre Nascimento evoluir diante do público. Em uma espécie de transe, o Pajé levitou acima da platéia, abrindo grandes asas que fizeram o povo aplaudir o espetáculo vermelho e branco. “
Estamos fazendo apenas um pequeno laboratório para a arena, o melhor está por vir”, antecipou em tom de mistério, o presidente do boi Garantido, Telo Pinto.
Todos os itens individuais evoluíram ao som de novas toadas. O destaque ficou por conta de Ana Luísa Faria, a nova Sinhazinha do Garantido, que estreou na função e agradou os torcedores, pela beleza, graça e leveza de sua apresentação.
Coreografias e fantasias na medidaOutro detalhe que chamou atenção do público foi à perfeição das coreografias e a desenvoltura das fantasias em consonância com as toadas. Alinhados, bailarinos e artistas de fantasia fizeram um espetáculo único. A cada toada nova, o teatro cênico apontava o caminho que o vermelho deverá seguir na arena. Um dos pontos fortes foi a toada da lenda do boto em que o levantador Sebastião Junior evolui com o balé vermelho, levando a platéia ao delírio. Faceiro, o “
boto” seduziu, cantou e encantou os torcedores. “
Vim para ver um show do Garantido, só não imaginava que seria um espetáculo tão grande”, declarou a estudante Katiana Santos. “
Esse trabalho é fruto da nova proposta que estamos trazendo para o festival, quem vier atrás, apenas mais uma vez copiará o Garantido” cutucou o presidente da Comissão de Artes, Fred Góes.
Programado para encerrar as três da madrugada, a festa de gravação do DVD e CD cumpriu o tempo exato, deixando um gosto de quero mais reservado para a festa de lançamento do aguardado
Combo, que deverá ser lançado no dia 30 abril.
Fotos: Elcio Farias