Engenheiro de áudio
Bill R. que fez a captação fonográfica do CD e do DVD ao Vivo do boi Garantido diz que deseja fazer trabalho de referência
"QUERO QUE ESTE TRABALHO VIRE REFERÊNCIA PARA OS BOIS" BILL R.
O engenheiro de áudio Bill Reinikova, o Bill R., foi o responsável pela captação de áudio e gravação do CD ao vivo do boi Garantido, que este ano virá acompanhado de um
DVD e será vendido no formato Combo. A gravação do CD e do DVD aconteceu no Curral Lindolfo Monteverde, na Cidade Garantido, em Parintins(26/02).
Algumas horas antes de começarem os trabalhos, Bill - que já conquistou duas vezes o Grammy de melhor produção fonográfica – estava preparando os últimos detalhes e, diferente do que se pode imaginar, aparentava extrema calma e confiança no resultado da gravação.
Num bate-papo, o técnico falou sobre sua experiência com o boi, das dificuldades e a expectativa com esse trabalho tão peculiar. Confira:
Assessoria do Garantido: Você já teve experiência com a sonoridade das toadas anteriormente?
Bill R: Sim. Durante alguns anos fiz a finalização do disco do Garantido. Em 1997, o Fred Góes (presidente da Comissão de Artes do Garantido) me procurou para fazer o trabalho de mixagem que realizei até 2004, num estúdio em São Paulo.
AG: Como recebeu o convite para fazer a gravação ao vivo?
BR: Ano passado, o Fred me ligou para fazer o trabalho e dessa vez seria gravar todo o disco e mixar. Já se cogitava fazer ao vivo. No começo de janeiro ele me ligou e disse que seria assim e que a idéia era gravar o disco em Parintins.
AG: Quais foram as maiores dificuldades para realizar o trabalho?
BR: Primeiramente, a maior dificuldade foi encontrar o lugar para fazer a gravação. Pensamos no bumbódromo e em outros lugares da cidade. Chegamos a conclusão que a Cidade Garantido seria o melhor lugar, pelo aspecto técnico e depois pela estrutura que a gravação do DVD também precisaria.
AG: E quanto a parte técnica?
BR: Trouxe toda a parte técnica de fora. Peguei o que há de melhor em equipamentos com todos os meus clientes e trouxe para Parintins. São equipamentos tops no mercado.
AG: Você já ganhou dois Grammys, considerado o Oscar da música. Fale sobre a premiação.
BR: O primeiro foi em 2001 com o melhor álbum de música sertaneja do cantor Pena Branca. O segundo no ano seguinte com um disco de música clássica do "
Quarteto Amazônia".
AG: Que trabalhos você está fazendo atualmente, além é claro do disco do Garantido?
BR: Fiz o último da banda Jota Quest e trabalhando no disco ao vivo do Skank.
AG: Na sua opinião, a toada tem condições de ganhar projeção nacional?
BR: Quando a gente faz um trabalho nunca sabe se fará sucesso. Porém, posso garantir que estou colocando minha alma neste. Adoro as toadas com suas letras regionais e sua percussão, a Batucada. Se o Axé que era tão restrito a Bahia conseguiu, porque não as toadas? Vamos aguardar.
AG: O que você espera da conclusão desse trabalho?
BR: Estou dando minha contribuição para que fique o melhor possível. Até porque esse disco será um marco na história do Garantido. Quero que este trabalho vire referência para os bois.