Em entrevista na manhã desta quarta-feira (9) à Rádio CBN Manaus, o Secretário Estadual de Cultura, Robério Braga, anunciou que a ajuda financeira do governo do Estado aos bumbás Caprichoso e Garantido está suspensa.
Secretário Estadual de Cultura, Robério Braga (FOTO: MARCIO JAMES)
O motivo da suspensão, segundo o secretário, foi o entrave das duas agremiações a respeito do regulamento do Festival de Parintins deste ano.
O boi vermelho pede para que o número de jurados seja ampliado para 27, disponibilizando assim nove jurados para cada dia de apresentação. Solicitando ainda a redução do tempo de apresentação de cada boi, que atualmente é de duas horas e trinta minutos, para ser fechado em apenas duas horas. A diretoria do Caprichoso não concorda com as mudanças e reclama que as solicitações são inviáveis.
Ainda segundo Robério, o uso do sambódromo de Manaus, para eventos como o Bar do Boi e o Curral do Boi, também está proibido, até que as diretorias dos bumbás cheguem a um acordo. Com a proximidade da abertura dos eventos bovinos, o próprio festival de Parintins fica ameaçado.
A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) já havia anunciado no inicio deste mês que só vai liberar o Centro de Convenções, Sambódromo, para a realização dos currais dos bois Caprichoso e Garantido, em Manaus, e também os recursos financeiros, logístico e promocional para o Festival Folclórico de Parintins, após os dirigentes das agremiações folclóricas sentarem e definirem o regulamento de 2011.
No documento, encaminhado, aos diretores dos bumbás, o secretário Robério Braga justifica que a medida visa antecipar o final dos debates e evitar transtornos futuros para a festa.