A diretoria da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido protocolou às 13h desta sexta-feira 10/03 na Secretaria de Cultura do Estado em Manaus, às propostas para o 46º Festival Folclórico de Parintins.
Algumas propostas foram reavaliadas e segundo o presidente Telo Pinto “
o Garantido reafirma sua confiança em seu bom senso como gestor de cultura do Estado, fazendo cumprir com as proposta já acordadas na sua presença”.
O documento entregue a SEC também desmente o diretor do Conselho de Artes do Boi Contrário Gil Gonçalves, que numa emissora de rádio de Parintins, “
deu uma de mentiroso” e falou que o Garantido apresentou proposta de reduzir o tempo de apresentação.
Na integra a documentação entregue pelo diretor do Movimentos Amigos do Garantido Rivaldo Pereira e pelo vice-presidente Marco Aurélio de Medeiros.
Off.04/2011-AFBBG Parintins, 10 de março de 2011.Ao
Ilmo. Sr.
Robério dos Santos Pereira Braga
M.D. SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Senhor Secretário, Em face do documento recebido e do impasse criado em relação da não liberação do sambódromo e dos recursos para o 46º Festival Folclórico de Parintins, devido a não definição do novo Regulamento, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido apresenta sua posição, após reavaliação interna sobre as questões.
Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido reafirma sua confiança em seu bom senso como gestor de cultura do Estado, fazendo cumprir com as proposta já acordadas na sua presença.
Com relação a proposta número 02 (dois), relacionada ao aumento de jurados, o Garantido em clara demonstração de responsabilidade e comprometimento com o Festival Folclórico de Parintins, apresenta nova proposta no sentido de buscar maior transparência no resultado do Festival, que será de 12 (doze) jurados, sendo 4 jurados por blocos, eliminando a maior e menor nota.
Relacionado a proposta número 12, o Boi Garantido reafirma sua posição que todos os jurados tenham a mesma condição visual de julgamento. No entanto, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido manifesta sua intenção de acatar o posicionamento desta Secretaria e do Boi Contrário, demonstrando assim nossa boa vontade em resolver a questão.
Na supressão do art. 48, que tratava da contratação de empresa para escolha de jurados, alertamos para que seja definida a forma e critérios de escolha de jurados, conforme proposta de número 15.
Em anexo as propostas apresentadas, discutidas, acatadas e reavaliadas com suas respectivas fundamentações.
Na oportunidade renovamos protestos de elevado apreço e consideração.
C/Cópia: Prefeitura Municipal de Parintins e Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso.
Atenciosamente,Francisco Waltéliton de Souza Pinto
Presidente da A. F. B. B. GARANTIDO
PROPOSTAS GARANTIDO – REGULAMENTO 2011 Senhor Secretário,
Apresentamos abaixo nossas propostas apresentadas, discutidas, acatadas e reavaliadas com suas respectivas fundamentações, que tem como objetivo único, apresentar melhorias para aprimoramento de um melhor espetáculo ao público em geral.
Propostas01 – Acrescentar os Estados da Região Norte, com exceção do Amazonas.A proposta foi amplamente discutida, contudo não foi aceita pelos representantes do Boi Caprichoso, sob o argumento dos referidos estados já conhecerem a festa e terem preferência por um dos Bumbas;
02 – Aumentar o número de Jurados.A proposta foi apresentada na primeira reunião, todavia como não houve consenso, foi estabelecido que haveria nova discussão. O Boi Garantido diante do argumento da falta de recursos da custear a vindo de mais jurados, solicitou a SEC levantamentos de custos, para discussão e viabilidade da proposta, que tem como escopo a busca da lisura no julgamento;
O boi garantido reabriu a discussão para uma nova proposta na escolha dos jurados e os mesmo serão dividido em 04( quatro) para o julgamento por blocos, totalizando um numero de 12(doze) jurados ,eliminando-se a menor e maior nota. 03 – Suprimir o art. 6º, §5º. (Visita dos Jurados aos Bois)A proposta depois de amplamente discutida, foi aprovada pelos representantes dos Bois;
04 – Os jurados poderão ser escolhidos da Capital ou do interior do Estado sorteado.Já consta da redação do regulamento oficial.
05 – Não poderá compor o corpo de jurados, os profissionais que exerçam cargo de chefia em funções publicas municipais, estaduais e federais.A proposta está em discussão.
06 – Fica vedado mais de um jurado de um mesmo órgão e/ou Instituição Pública ou Privada.A proposta foi aprovada pelos representantes dos Bois.
07 – Para o julgamento das impugnações, será permitida a presença de representantes dos Bois.A proposta está em discussão;
08 – A inclusão de mais um relógio para área de concentração.A proposta foi aprovada pelos representantes dos Bois;
09 – A exclusão dos §5º e §6º do art. 15, em razão de repetir o previsto §4º.A proposta foi aprovada pelos representantes dos Bois;
10 – Suprimir o art. 39 (nunca ter sido utilizado)A proposta foi aprovada pelos representantes dos Bois;
11 – Diminuir o número de Tuxauas, ou excluir do julgamento, permanecendo como item obrigatório.A proposta foi recusada pelos representantes do Boi Caprichoso.
12 – Retirada dos Jurados das laterais, de modo que não exista prejuízo para o julgador.
A proposta está em discussão, o Boi Garantido sugere a posição semi – frontal, diminuindo dessa forma prejuízos para o julgamento.
13 – Retirada dos tipos de fogos constante no art. 43.A proposta aguarda Estudo Técnico a ser apresentado pelos Bois, para posterior aprovação;
14 – Suprimir o art. 48 (Contratação de Empresa para escolher jurados)A proposta foi aprovada pelo representante dos Bois;
15 – Modificar a forma de escolha de jurados.A proposta está em discussão.
16 – Impugnação para o atraso na apresentação.A proposta foi aprovada pelos representantes dos Bois, ficando estabelecido que a punição será automática ao infrator;
17 – Revisão dos critérios de votação.A proposta não foi aceita pelos representantes do Boi Caprichoso;
18 – Junção do item 16, aos itens 04, 15 e 17.A proposta está em discussão.
Na oportunidade manifesto meus protestos de elevada estima e grande respeito.
Parintins, 10 de março de 2011.
Francisco Waltéliton de Souza PintoPresidente da A.F.B.B. Garantido