“
Em 2009 Emoção, em 2010 Paixão e em 2011 vamos compor a trilogia desse amor, tendo como foco a MISCIGENAÇÃO que resultou nesta gente simples e mestiça que compõe esse extraordinário coro que é a nossa Galera”. (Telo Pinto – presidente)
Os membros da Comissão de Artes da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido apresentaram aos diretores do Bumbá, Conselho de Ética e Conselho Fiscal o projeto artístico macro “
Miscigenação 2011” que vai ser desenvolvido durante a apresentação do “
Boi de arena” no 46º Festival Folclórico de Parintins. O encontro aconteceu terça-feira, 22, na sala da presidência da Cidade Garantido e contou com a presença do apresentador oficial Israel Paulain e do levantador de toadas Sebastião Júnior.
O coordenador da Comissão de Artes Fred Góes e o coordenador de estruturas alegóricas Júnior de Souza fizeram a exposição. Por meio de exibição de slides com fotografias da concepção das estruturas de alegorias, projeção em 3D contendo toda a fundamentação artística e de pesquisa, os diretores conheceram o resultado de um trabalho desenvolvido desde outubro do ano passado e finalizada na primeira quinzena de março.
De acordo com o presidente Telo Pinto 2011 é um ano muito importante do ponto de vista artístico, uma vez que o Garantido iniciou a temporada do Festival com inovação, realizando um grande espetáculo de gravação do CD e DVD. “
Esse é um trabalho que nos envaidece muito de poder compartilhar com as pessoas que trabalham ativamente dando suporte para a diretoria executiva do Boi. Nada mais justo que eles terem conhecimento de cada planta, de cada alegoria e de cada movimento que vai acontecer nos módulos dentro do projeto Boi de arena”, ressaltou Telo.
Telo Pinto explicou que nos últimos dois anos o Boi da Baixa trabalhou os temas Emoção e Paixão que possibilitaram o Garantido a direcionar os espetáculos para justa homenagem a essa galera campeã e sempre guerreira. “
No primeiro momento procuramos traduzir o sentimento de cada um dos torcedores que compõem esse mar vermelho de Emoção. No segundo revelamos a Paixão que serve de combustível para fazer a galera sempre campeã. Em 2011 vamos compor a trilogia desse amor, tendo como foco a MISCIGENAÇÃO que resultou nesta gente simples e mestiça que compõe esse extraordinário coro que é a nossa Galera”, destacou o presidente.
Para o presidente da Comissão de Artes Fred Góes, o projeto mostrado aos diretores será executado dentro do Bumbódromo. “
Passamos o ‘Boi Garantido 2001 Miscigenação’, justificando o trabalho da Comissão que não mediu esforços para realiza um grande projeto artístico. Mostramos o projeto completo e os diretores viram que existe um projeto pronto e que nós não estamos com balela como muito pensam”, frisou Fred. Ele afirmou que o processo de todos conhecerem o Boi por completo é muito importante porque são essas pessoas que acabam levando as informações corretas para os torcedores do Garantido que muitas vezes não tem conhecimento do que a agremiação vai levar para o Festival 2011.
Fotos: Paulo Sicsú