Proposta de novo regulamento ainda será encaminhada ao secretário de Cultura Robério Braga. Outra mudança é o horário da apresentação dos bois que deverá iniciar às 20h e não mais às 21h
O regulamento do Festival Folclórico de Parintins de 2011 foi aprovado, no início da noite desta quinta-feira (24), sem alteração. O anuncio foi feito pelo prefeito Bi Garcia, que intermediou a reunião, durante coletiva com a imprensa. Foi vetada a indicação de uma empresa de auditoria e a escolha dos jurados continuará com os fiscais dos bois.
Ficou decidido também que continuarão nove jurados, três por noite, e que os Estados da Região Norte permanecerão de fora dos sorteios. O posicionamento da cabine de jurados continuará como antes, ou seja, nas laterais e na parte frontal da arena.
“
Não houve mudança de dias, nem redução de tempo e os bois também não apresentaram essa proposta. Chegamos ao final buscando a qualidade e a transparência da festa”, afirmou o prefeito. A reunião foi realizada na sala de imprensa do Bumbódromo e teve a duração de oito horas. O regulamento terá validade até 2013.
Pelo novo documento, sete dias antes do festival, os representantes farão o sorteio dos Estados e viajarão para escolher os jurados.
“
Não houve vencido, nem vencedor. É um processo de amadurecimento. Fizemos regulamento pensando na festa e em Parintins”, afirmou a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda.
O item de maior divergência foi a escolha de jurados. “
O Garantido apresentou 18 propostas. Tivemos pontos que avançamos e outros não foram aceitos. Chegamos a um denominador, pensando no melhor e para o crescimento da festa”, acrescentou. Ainda, de acordo com o novo regulamento a apresentação dos bois começará às 20h e não mais às 21h.
Ficou acertado entre as partes que o resultado da apuração dos votos do festival será transmitido, também, ao vivo para todo o País.
Participaram ainda da reunião pelo Caprichoso Dernando Reis, Jender Lobato e Edvan Oliveira e pelo Garantido Pedro Alves Marcio Barreto e Fabio Cardoso. O regulamento será encaminhado ainda na noite desta quinta-feira (24) ao secretário de Estado da Cultura Robério Braga.
O impasse entre as agremiações no início do mês de fevereiro motivou a SEC a suspender os recursos para os bois e condicionou a liberação da verba somente após a apresentação do novo regulamento.