Quem foi assina embaixo: foi tudo de bom. A abertura oficial dos ensaios de Garantido e Caprichoso, realizada no último sábado, no Sambódromo, deu o que falar. Apesar da rivalidade, o espírito foi de celebração e expectativa para o
Festival de Parintins 2011.
Milhares de pessoas dançaram, cantaram e mostraram que, se depender da empolgação de cada amazonense, os próximos ensaios prometem ser até melhores.
Os bumbás se revezaram a noite toda. Das 22h às 23h30, quem abriu foi o Garantido. Depois, até 1h, quem comandou foi o Caprichoso. O troca-troca entre os dois rolou até de manhã, deixando boa parte das arquibancadas lotada. Toadas antigas e novas não deixaram os brincantes parados nenhum minuto.
Os Movimentos dos bois já estavam se preparando em esquentas, desde o último sábado, 19, no domingo, 20, e na última segunda-feira, dia 21, onde foi realizado, no Parque dos Bilhares, entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, mais uma festa. A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaustur, Governo do Estado, Kaiser e Coca-Cola deram um apoio.
A comemoração foi tanta que simplesmente o Sambódromo superou as expectativas dos bumbás. Para o presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira, só teve satisfação.
"
Tivemos um resultado muito positivo. Os bois se uniram, apesar da rivalidade, e não rolou briga, foi tudo na paz. Os artistas interagiram e isso foi muito bom", contou.
Para Rivaldo, outro ponto forte da noite foram as coreografias e as fantasias novas dos itens.
"
Foi o comentário. Todo mundo dançando, aprendendo as danças. As roupas estavam lindas". Com a mesma alegria, a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, disse que, apesar da correria, tudo ocorreu como o esperado.
"
Teve o encerramento do Fórum de Sustentabilidade, lá no Teatro (do qual os bumbás participaram), mas deu tudo certo. Os shows foram maravilhosos e a divulgação do festival já começa aqui. Foi um pontapé", alegrou-se a presidente.
O levantador do Garantido, Israel Paulain, aproveitou para realizar pré-lançamento de trabalho individual, o projeto "Paulain Bumba Brothers", junto com o irmão Júnior Paulain, do Caprichoso.
"
A ideia é tocar não só boi, mas mesclar com outros ritmos. Ontem (sábado) não deu, mas estou felicíssimo. Vi a força da nossa galera", contou o levantador. Agora, os bumbás só voltam a se duelar na ilha, mas os ensaios continuam a cada final de semana.