Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Povo Garantido pede bênçãos antes do trabalho

29/03/2011, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Celebração no Garantido é herança deixada no século passado pelo pescador Lindolfo Monteverde devoto de São João

A comunidade da Baixa de São José reuniu seus artistas, itens, sócios, brincantes e torcedores para celebrar missa de iniciou das atividades de 2011 na manhã de 28/03. O padre Edson Ferreira, pároco de São presidiu a ação de graças.



Segundo Padre Edson, os artistas do Boi Garantido têm o dom e vocação de criação artística, porque foram concebidos por Deus e a fé está implícita em cada detalhe posto nos módulos alegóricos de galpão que fazem referencia a Nossa Senhora do Carmo.

A celebração da missa é devoção é marco forte no Boi Garantido, que surgiu da promessa do pescador Lindolfo Monteverde, a São João, no século passado. Desde então a família Vermelho e Branco mantém no calendário anual momentos fortes de oração e aproximação espiritual.

Além da celebração de abertura dos trabalhos, o Povo da Baixa tem a ladainha a São José em 1 de Maio, a ladainha a Santo Antonio dia 12 de Junho e a ladainha a São João 24 de junho. O ciclo é fechado com o ritual da matança do Boi, celebrado dia 17 de Julho, um dia após o encerramento festa da Festa de Nossa Senhora do Carmo.

A fé, tradição e costumes simples sempre foram o ponto forte da cabocada da baixa. Desde curumim o torcedor do Garantido começa a valorizar a importância do apego a um ser criador que valorizar a vida humana”, destacou o presidente Telo Pinto.

O diretor secretário Leopoldo Mendonça recordou que a proximidade religiosa e profana em Parintins tem seu clímax quando o missionário do PIME Padre Augusto Gianola ajudou a organizar o Festival Folclórico no final da década 60, ao lado dos jovens Raimundo Muniz, Xisto Pereira e Lucinor Barros (único ainda vivo).

Após a celebração de ação de graças, um café regional foi servido aos presentes. Em seguida o presidente Telo Pinto reuniu com os artistas de ponta que vão executar o projeto Miscigenação 2011. Cada artista cópia de todo o organograma a ser concebido dentro do galpão até a primeira quinzena do mês de junho. O projeto Miscigenação criado pela Comissão de Artes, tem inspiração, nas toadas dos compositores do Vermelho e Branco.