Sócios do Garantido, reunidos em Assembléia Geral, nesta manhã, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), aprovaram mudanças no Estatuto do Boi. Dentre as principais alterações, ficou estabelecido que na próxima eleição do bumbá, em agosto, deste ano, os associados irão votar somente em presidente e vice-presidente. È que os afiliados elegiam antes toda a diretoria. Ficou decidido também que o próximo presidente irá administrar o boi pelo período de três anos, sem reeleição. Os mandatos eram de dois anos. A reunião aconteceu no curral Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido. Mais de 500 associados participaram da assembléia. O presidente Telo Pinto, que dirigiu a reunião, encerra o mandato após o Festival Folclórico de Parintins, realizado em junho.
A diretoria do boi será agora nomeada pelo novo presidente, mas antes os nomes dos indicados passará pela aprovação da Assembléia Geral. Os membros dos Conselhos de Ética também terão que concorrer a eleição. Os itens do Garantido não poderão disputar ao cargo de presidente. "
Conseguimos normatizar vários itens do boi com muita traquilidade e o apoio dos sócios", avaliou Telo Pinto. Entre os associados estiveram presentes o ex- presidente José Walmir de Lima e o vereador Flávio Farias. Ambos são virtuais candidatos a presidência da agremiação. Telo Pinto ainda não definiu se sairá candidato a reeleição.
O presidente disse também que os novos sócios do bumbá já terão direito a voto, na próxima eleição de agosto. Ingressaram no quadro social dois mil sócios. A Associação tem 4 mil afiliados. Durante a semana, sócios polemizaram nas Rádios que o presidente, poderia pedir a prorrogação do seu mandato, por mais um ano. Telo desmentiu e se manifestou dizendo que nunca houve proposta da diretoria neste sentido. Os debates tiveram duração de quatro horas e encerrou por volta do meio-dia.
BUSCA RÁPIDAO próximo presidente do Garantido irá marcar história no Festival Folclórico de Parintins. Primeiro, ele dirigirá os eventos de comemoração do centenário do boi, em 2013, e segundo que o futuro eleito será presidente do bumbá no ano da Copa do Mundo, em 2014. No Caprichoso, o mandato da presidente Márcia Baranda é de três anos, sem reeleição. E os eleitores do azul já votam somente em presidente e vice. O mandato dela encerra em 2013.