Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Escola de Artes do Caprichoso participa do Concurso para escolha do cartaz do Festival 2011

26/04/2011, Assessoria de Imprensa do Caprichoso

A Escola de Artes do Boi Caprichoso, Irmão Miguel de Pascalle vai participar pela primeira vez do concurso para a escolha do cartaz oficial do Festival Folclórico de Parintins. Por trás da palavra competição também pode haver outras com um sentido muito mais importante e humanizado. Foi pensando nisso que o Caprichoso encarou esse desafio e designou sua Escola de Artes para cumprir essa missão.

Nós entendemos que essa competição é uma forma de valorizar o talento dos nossos alunos, por isso, inscrevemos a escola com muita confiança. Os alunos estão motivados e produzindo, para nós o resultado é o que menos importa. O importante é mostrar para eles que nós acreditamos em seu potencial e que eles estão aptos a representar a arte em qualquer lugar”, destacou a gestora Isabel Porto.



Há pelo menos, duas semanas, 23 alunos do curso de arte cabocla (pintura em tela, tecido e desenho artístico) estão trabalhando na tela que irá para a competição. O concurso é uma tradição no município e é aberta a toda comunidade artística que deseja expor seu trabalho e representar o Festival através da criatividade do desenho e da pintura artística.

Os alunos estão motivados e produzindo muitas idéias, os primeiros esboços já mostram que eles incorporaram bem o espírito da criatividade e serão fortes candidatos nessa disputa”, destacou o professor da oficina de pintura, Eliandro Tavares. O professor, que já conquistou o título do concurso em 2008 com a tela “Deusa amazônica”, e foi vice-campeão em 2010 com a tela “Contos, mitos e lendas”, explica que a tarefa, aparentemente é simples mas, requer muita disciplina, dedicação e concentração, além de talento.

As telas do concurso devem conter motivos amazônicos que exprima com lealdade toda magia da região e as mensagens que o Festival. “O nível do concurso é alto, por isso acredito que os alunos da Escola do Caprichoso têm grandes chances de conquistar o título. Aqui eles estão familiarizados com toda sensibilidade que deve ter um artista amazônico na hora de criar uma tela ou um desenho regional”, completa Tavares.

Os alunos ainda não escolheram o nome da tela, mas a arte já foi concebida e está em processo de acabamento. O prazo limite para a entrega das telas à Secretaria de Cultura é quarta-feira, 27, até as 20h. Aproximadamente 40 pessoas estão inscritas no concurso, o Caprichoso deve apresentar duas telas; uma pela Escola de Artes, trabalhada pelos alunos, e outra individual, produzida pelo professor Eliandro.



O trabalho vencedor será enviado para Manaus de onde será transformado em material de referência do Festival Folclórico 2011. Outra referência no concurso é o artista plástico Glemberg Castro que em 2009 venceu pela segunda vez o concurso de Telas do Festival de Parintins. Hoje o ex-aluno da escola de Arte integra o Conselho de Arte do Caprichoso e neste ano foi o responsável pela produção artística dos desenhos alegóricos da escola de Samba Mocidade Alegre de São Paulo.