Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

O boi de pano ganha vida pela manipulação inigualável de piçanã

17/06/2011, Hudson Lima - Assessoria do Garantido

Piçanã
A cada ano o tripa Denildo Piçanã reinventa sua evolução, mantendo o diferencial inconfundível em relação ao boi contrário

Há 16 anos defendendo o item 10 Boi Bumbá Evolução da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, o tripa do boi Denildo Piçanã acumulou 13 vitórias no Festival Folclórico de Parintins. “Eu acredito que ser o responsável pelos movimentos do Garantido sempre foi meu destino. No ano que teve concurso para tripa em 1995 ganhei de mais de 30 candidatos”, explicou Piçanã.



Este genial artista que dá vida ao boi bumbá Garantido se notabilizou pela manipulação inigualável do boi de pano. Grande parte dos movimentos que fazem o boi de pano parecer um boi real na arena do bumbódromo, foram criados por Piçanã. Ele a cada ano reinventa sua evolução, mantendo diferencial inconfundível em relação ao boi contrário. “Procuro sempre fazer o melhor e superar o contrário, com maior normalidade”, disse.

Denildo Piçanã percebendo que não era suficiente manipular com perfeição o Boi de Pano sem que participasse da sua construção, passou a aprender todas as técnicas para confeccionar o Garantido.  “Devo tudo isso ao mestre Jair Mendes. Ele me ensinou a técnica de criar movimentos perfeitos no boi, por isso eu chamo ele de pai, porque ele sempre me chamou de meu filho”, revelou o tripa.



O artista Denildo Piçanã confecciona para este ano seis bois idênticos, sendo utilizados dois por cada noite de apresentação. Ele afirma que o trabalho está na reta final. “A pintura é feita uma semana antes do Festival”, esclarece. Ele revela que no início de sua carreira como tripa o boi pesava 50 quilos. “Hoje consigo fazer um boi de 14 quilos, utilizando fibra de vidro, esponja, lycra e cetim, material principal do para a confecção do boi”, ressaltou.


Texto: Marcondes Maciel
Foto: Paulo Sicsú/Marcondes Maciel