Os Estados do Piauí, Espírito Santo e Ceará foram escolhidos, neste sábado, mediante sorteio, como locais de origem dos dez jurados que serão selecionados para compor a comissão julgadora do 46° Festival Folclórico de Parintins. São três pessoas de cada Estado, sendo que no Ceará haverá quatro jurados e, entre eles, será definido o presidente da comissão.
O sorteio dos Estados onde serão escolhidos os jurados está previsto no Artigo 2º, do Capítulo 2, do regulamento do festival, e ocorreu no Centro Cultural Palacete Provincial, com a presença de representantes dos bumbás Garantido e Caprichoso, além do secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.
Inicialmente foram sorteados cinco Estados e cada bumbá vetou um deles, restando Piauí, Espírito Santo e Ceará. O representante do Caprichoso, Sérgio Viana, decidiu excluir Pernambuco, alegando “questão estratégica de interesse único do Caprichoso”.
A representante do Garantido, Ana Paula Perrone, disse que Minas Gerais, outro dos cinco Estados sorteados, tinha tradições folclóricas muito diferentes do Amazonas.