Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Maioria dos jurados do 46° Festival Folclórico de Parintins vem do Nordeste

20/06/2011, Jornal A Crítica

Caprichoso - Garantido
Como previsto no Regulamento do Festival, a seis dias do início do 46º Festival Folclórico de Parintins, foi realizado neste sábado (18), por meio da Secretaria de Cultura, às 10h, no Palacete Provincialo, o sorteio da origem dos nomes que vão compor o grupo dos nove jurados e um presidente da Comissão Julgadora do evento.



Ceará, Espírito Santo e Piauí foram os Estados selecionados seguindo o processo previsto no Regulamento do Festival.

Assim foi sorteado o Estado do Ceará para trazer quatro membros, e Espírito Santo e Piauí para trazerem três jurados cada. Definido os Estados, o último passo é a viagem dos fiscais de cada Boi aos respectivos Estados, em busca dos nomes dos membros da Comissão Julgadora.

Neste domingo (19), seguem para o Ceará, Dernando Reis, Caprichoso, e Mário Felipe Jr, Garantido. Para o Espírito Santo, Marcan Uchoa, Caprichoso, e Pedro Alves, Garantido.

Já para o Piauí embarcam Jender Lobato, Caprichoso, e Walfran Braga, Garantido. Estes devem retornar ao Amazonas junto com os jurados no dia que antecede o início do Festival.

De acordo com o regulamento, estes jurados ficaram divididos em grupos de três, para a composição dos blocos A – jurados Comum/ Musical, B – Cênico/ Coreografia, e C – Artísitico, sendo que cada cabine de jurados será composta por um representante de cada bloco. Estes deverão avaliar os 21 itens inscritos no caderno de votação. A nota mínima a ser conferida por cada jurado é oito e a máxima é 10, podendo ser fracionada na forma decimal.

Os itens de votação são: Apresentador; Levantador de Toadas; Batucada ou Marujada; Ritual Indígena; Porta-Estandarte; Amo do Boi; Sinhazinha da Fazenda; Rainha do Folclore; Cunhã-Poranga; Boi Bumbá Evolução; Toada (letra e música); Pajé; Tribos Indígenas; Tuxauas; Figura Típica Regional; Alegoria; Lenda Amazônica; Vaqueirada; Galera; Coreografia; e Organização do Conjunto Folclórico.