Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido vai de Mãe do Mato a Chico Mendes em Parintins

20/06/2011, Diário do Amazonas

Parintins - Quando a terceira e última noite do 46° Festival Folclórico de Parintins começar para o boi-bumbá Garantido, um canto de homenagem ao caboclo e de preservação da Amazônia vai ecoar pelo Bumbódromo da Ilha Tupinambaranda, segundo o apresentador do boi vermelho Israel Paulain.

Dentro do tema Miscigenação, o Garantido vai fazer um apelo por uma ‘Amazônia para sempre, Amazônia brasileira’. O ensaio técnico foi realizado na noite de ontem, 19, na Cidade Garantido, baixa do São José.



Para concorrer ao item de número 17, lenda amazônica, o garantido vai contar a história da mãe do mato, protetora da Amazônia. A lenda amazônica é um momento que ilustra a cultura dos povos dentro do contexto folclórico do boi-bumbá de Parintins.

O Garantido também vai homenagear Chico Mendes ao levar o soldado da borracha para a disputa como figura típica regional, item 15 do regulamento. Chico Mendes foi assassinado por denunciar a exploração da floresta e dos nordestinos que chegaram à Amazônia para trabalhar nos seringais. Os nordestinos, chamados de soldados da borracha, para o Garantido encontraram nas serigueiras o ouro da borracha.

O boi vermelho promete inovar nas coreografias e, na terceira noite do festival, grupos como o bailado corrido e as tribos indígenas irão interagir com os itens individuais. Nas apresentações de cada item para os jurados, sinhazinha, porta-estandar, rainha do folclore, cunhã-poranga e pajé irão se apresentar no meio dos grupos que dançam na arena e, de vez em quando, executar os mesmos passos que esses grupos dançam