Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso festeja 89 anos

19/10/2002, Peta Cid, direto de Parintins

O boi Caprichoso comemora hoje, dia 20 de outubro, 89 anos de fundação. A festa para homenagear o touro negro foi realizada na noite de sábado, no curral Zeca Xibelão, com um grande público prestigiando o evento do azul e branco. Caprichoso, junho 2000Bandas musicais e o grupo Canto da Mata animaram o evento.

A nova diretoria do bumbá lembrou antigos colaboradores e anunciou que o Caprichoso inicia uma nova etapa de sua caminhada, resgatando raízes e tradições.

A história revela que o Boi Caprichoso foi criado por iniciativa dos irmãos Roque Cid e Antonio Cid, fruto de uma promessa a São João Batista. Ao desembarcarem em Parintins, vindos do nordeste, encontraram o idealista e intelectual Cel. José Furtado Belém, que havia sido o 2º Intendente de Parintins. Juntos, fundaram o Caprichoso no dia 20 de outubro de 1913.

A lenda conta que os irmãos Cid prometeram que se fossem felizes, arrumassem trabalho e ficassem bem, colocariam um boi para brincar na rua. 'Vamos chamá-lo de Caprichoso e ele será pretinho, pretinho como era o boi bonito da fazenda do nordeste. Vamos fazer o boi-bumbá a vida toda, com a saúde que haveremos de ter', disseram. A história revela que era 20 de outubro de 1913, uma noite de luar no terreno de dona Antonia, a 'Antonia do Roque'. Foi a primeira homenagem a São João que os irmãos repetiram enquanto vida tiveram. Hoje, seus descendentes prestam a mesma homenagem ao boi negro.

Na festa de homenagem ao Caprichoso, a programação relembrou os antigos festivais, a volta às raízes que é um clamor do povo de Parintins e da torcida do Caprichoso.

Para os torcedores mais antigos é histórico dizer que o Touro Negro tem que brincar da Francesa ao Aninga. Alguns contadores de histórias dizem que sua bandeira foi erguida até na Ilha de Caripuna, no Paraná do Ramos.