O Boi Caprichoso cumpriu com o Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta com o Ministério do Trabalho ao concluir o Curso de Figurinista que formou 18 profissionais menores de idade que a partir de agora tem assegurados o acesso ao mercado de trabalho.
O curso com duração de 160 horas foi realizado em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC sob a orientação do professor e artista plástico Anacleto Azevedo . Durante o curso os alunos aprenderam a desenhar e confeccionar os figurinos em protótipos de miniaturas apresentadas na segunda etapa do curso. A maioria se inspirou nas fantasias dos itens oficiais.
Erick Siderval, 18 que participou das duas etapas do curso, foi alunos da Escola de Artes “
Irmão Miguel de Pascalli”, da oficina de cavaquinho e sempre teve o desejo de fazer parte do grupo de artistas de alegorias ou figurino, mas faltava a técnica. Aprovado no Curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, ele afirma que o curso irá lhe ajudar na faculdade e na criação de fantasias para o festival miniatura dos bumbás.
“
Com esse conhecimento adquirido no curso tenho certeza que terei mais chances de me integrar ao curso na faculdade. Já trabalho com confecção de lembranças de aniversário, decoração e sempre tive vontade de fazer esse curso, mas é muito raro ser oferecida essa opção. Agradeço ao Caprichoso, a Presidente Márcia e ao Senac pela oportunidade”, disse.
O diretor administrativo do Caprichoso Osmar Andrade que representou a Presidente Márcia Baranda, na apresentação dos figurinos destacou a dedicação dos alunos e o interesse do Caprichoso em oferecer novos horizontes aos novos artistas que serão inseridos no mercado de trabalho. “
Ficamos contentes porque o curso despertou o conhecimento de vocês que esperamos vê-los nos nossos galpões de alegorias e figurinos”, ressaltou.
A gerente do SENAC Doriciana Ribeiro, enfatizou a parceria com o Caprichoso e o interesse da Presidente em abrir as portas para novos artistas. “
É gratificante porque percebemos ao final do curso que cada um de vocês se identificou com o curso e serão considerados agora os futuros profissionais do festival”, enfatizou. Os alunos participantes receberão os certificados em solenidade que será definida pela instituição.