Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Eleição para escolher o presidente do boi Garantido movimenta Parintins

17/08/2011, Jornal A Crítica

A eleição que para escolher o novo presidente do Garantido esquenta na reta final. A disputa polarizou entre o atual presidente Telo Pinto, que é candidato a reeleição; o ex-presidente do boi, José Walmir de Lima e o vereador  Flávio Farias.

O pleito acontecerá no dia 28 de agosto, domingo, no curral-sede da Cidade Garantido, em Parintins, a 325 quilômetros de Manaus. Os sócios do bumbá também poderão votar, na capital amazonense. O Garantido possui em seu quadro social quase quatro mil filiados.



Nas ruas outdoors, faixas, bandeiras e banners tomam contam da área de cima da Ilha, reduto vermelho. Os candidatos também aproveitam para conquistar votos dos eleitores fazendo propaganda na televisão, no rádio, internet e ainda utilizam carros de som.

A eleição começará às 8h, em Parintins, e encerrará às 17h. Em Manaus, os eleitores poderão votar no Sambódromo, até as 15h.

Em busca da reeleição

No sábado que passou, Telo Pinto, realizou carreta nas ruas e reunião com os sócios, no Show  Club Ilha Verde para o lançamento de sua chapa.

O ex-presidente do Movimento Amigos do Garantido ( MAG), Marco Aurélio Medeiros é também candidato a vice. O atual presidente ocupou os cargos de diretor administrativo e coordenador  da Comissão de Arte. Telo também é secretário municipal de Finanças.

Vices indefinidos

José Walmir já presidiu o Garantido por cinco vezes e por duas legislaturas foi presidente da Câmara de Parintins. Ocupou cinco mandatos no parlamento. Walmir é ainda secretário Extraordinário do município.

Flávio Farias é vereador do PT e no Garantido já exerceu a função de diretor administrativo. Flavio e Walmir ainda não definiram os seus vices.

Farias disse que o lançamento da campanha dele acontecerá nesta sexta-feira, no clube Mangueirão, na Avenida Amazonas. Na última eleição, Flávio foi derrotado pelo próprio Telo.  A coordenação do comitê de José Walmir não havia definido o slogan de campanha e nem a data de lançamento da chapa. Até agora “seu Zé”, com o ex-presidente é chamado pelos mais próximos a ele, realiza uma campanha tímida.

Inadimplentes não votam

Os sócios inadimplentes com a associação folclórica não poderão votar.Eles terão até o dia 24 de agosto para se regularizarem na diretoria social do bumbá.

O presidente da Comissão Eleitoral, Roberto Vinholte, informou que no dia 26 será divulgada uma lista dos sócios aptos a votar na eleição. 

Estamos fazendo um levantamento atual dos sócios aptos a votar. Após esse trabalho as pessoas que tiverem algum problema poderão procurar a tesouraria para se regularizarem”, afirmou.

Vinholte é advogado em Santarém (PA). Ele também é sócio da entidade e atua há vários anos como fiscal do boi. Na apuração dos votos do Festival Folclórico, este ano, na sala de imprensa do Bumbódromo, ele esteve representou o Garantido.

Gestão durante a copa

O presidente eleito no dia 28 de agosto irá administrar o Garantido por um período de três anos. Ou seja, o novo dirigente comandará a festa dos Centenário do boi, em 2013, e ainda estará envolvido nas festividades da Copa do Mundo de 2014. Manaus é sub-sede e é certa a participação dos bois na abertura do mundial. Ainda no dia 21 de agosto, o presidente Telo Pinto realiza Assembléia Geral de Prestação de Contas.

Os pontos fortes dos candidatos

Um dos pontos fortes da administração de Telo Pinto foi à conquista do título de campeão – o boi vinha de uma derrota para o Caprichoso – a revitalização do curral Baixa do São José e o funcionamento a escolinha de Artes. Mas as dívidas com fornecedores e artistas ainda são os principais gargalos do bumbá.

José Walmir goza de prestígio entre os torcedores. A última vez que assumiu associação foi em agosto de 2002, após a desastrosa gestão de Antônio Andrade. Foi na administração de Walmir na década de 90 que o Garantido adquiriu a Cidade Garantido.

Flávio Farias criou o Comando Garantido, uma das primeiras torcidas organizadas do boi e já ocupou vários cargos de diretoria.