O presidente do Garantido, Telo Pinto, foi reeleito neste domingo (28) para mais três anos no comando do boi. Ele venceu fácil o seu principal opositor, o vereador Flávio Farias (PT), com uma diferença de 1.319 votos.
No total, Telo obteve 1.890 contra 571 de Farias. Em Manaus, a diferença também foi grande: 524 contra 78 pontos. Após o anúcio do resultado Telo Pinto saiu em carreata pelas ruas da ilha para comemorar a vitória.
“
Os sócios estão referendando o trabalho que desenvolvemos a frente do Garantido. E o resultado mostra que eles estão contentes com a nossa gestão. Vamos agora continuar investindo na área artística e social e acima de tudo organizar e equacionar as dívidas do boi”, afirmou Telo.
VotosNa eleição do Garantido votaram 2.404 eleitores dos 3.038 sócios aptos a exercer o direito do voto. Em Parintins, votaram 1.970 associados. A apuração dos votos aconteceu no curral Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido.
Antes mesmo da apuração final os simpatizantes da chapa de Telo já comemoravam a vitória do lado de fora do curral da Cidade Garantido. Por volta das 20h30 Telo já atingia os votos suficientes para continuar no cargo. O resultado apontava 1.257 votos contra 359 de Flávio. A apuração encerrou às 21h30.
AnulaçãoO vereador Flávio Farias disse que irá pedir na Justiça a anulação do pleito. Ele acusou a Comissão Eleitoral de não cumprir com as normais acordadas entre os candidatos.
Flavio disse que muitos sócios que pagaram as mensalidades após quarta-feira (24), prazo limite para o pagamento dos carnês, votaram normalmente. “
Vou a Justiça pedir que seja anulada a eleição”, afirmou.
O vereador disse ainda que a Comissão Eleitoral permitiu que a diretoria do boi tomasse conta da lista de sócios e organizasse o pleito. O presidente da Comissão, Roberto Vinholte, negou as denuncias do vereador. “
Não houve nada disso. Cumprimos todas as normais da eleição”, acentuou.
A maioria dos sócios preferiu votar pela manhã. Desde cedo já era visível a preferência do eleitorado em favor da chapa encabeçada pelo presidente reeleito. Muitos eleitores compareceram usando a camisa do candidato.
Os associados também elegeram os membros do Conselho Fiscal e Conselho de Ética.